Causas e consequências da violência no esporte brasileiro

Envie sua redação para correção
    Sabe-se que o Brasil é popularmente conhecido como o país do futebol, no qual tem grandes nomes assim como também tem em demais esportes como a natação, por exemplo. No entanto, assim como qualquer outro grupo de pessoas, esse também gera muitas violências, seja ela entre os atletas ou entre os torcedores que faz com que os indivíduos corram riscos de se machucarem ou até serem submetidos a estágios mais graves. Acredita-se que as principais causas para essas atitudes seja a intolerância social com o próximo, que gera conflito e discussão e a falta de respeito.
      A princípio, sabe-se que a definição de violência resulta no uso da agressividade de forma intencional e excessiva para ameaçar ou cometer algum ato que resulte em acidente, morte ou trauma psicológico, podendo ser manifestada de diversas maneiras como o preconceito, torturas, conflitos, agressões físicas, entre outros. A partir dessa análise, pode-se citar um fato ocorrido em 2014, na cidade de Barcelona, com um atleta brasileiro chamado Daniel Alves, no qual sofreu preconceito racista a partir do momento em que um torcedor jogou uma banana no campo de futebol, chamando-o de macaco e o jogador brasileiro comeu a fruta e seguiu com o jogo. Após o término do jogo, o ocorrido teve uma alta repercussão e criaram companhas contra o racismo e apoiando Daniel Alves com uma hastag (#SomosTodosMacacos).
      Além disso, sabe-se que a violência no esporte não é apenas um problema brasileiro e sim mundial que atinge não só o futebol mas também todos os demais esportes. Presume-se que as causas para esses acontecimentos violentos sejam devido a falta de intolerância e respeito que, infelizmente, estão cada vez mais presentes na vida dos brasileiros, na qual não há disciplina com o próximo, não há humildade ao perder um torneio, as rivalidades e competições estão cada vez mais recorrentes entre as sociedade e com isso a população perde o espírito esportivo gerando conflitos e discussões como as brigas em estágios, as vaias de torcedores para com os jogadores, pisoteamento entre torcidas, entre outros fatos aterrorizantes e o que era pra ser um momento de distração torna-se em uma tragédia.
      Portanto, de acordo com os fatos mencionados anteriormente, é perceptível a necessidade de mudanças para que os ambientes esportivos sejam mais seguros e acolhedores. Primeiramente, é essencial que o Ministério da Segurança garanta aos brasileiros uma segurança máxima nos torneios esportivos, para que a população se sinta mais a vontade e proporcionar um bom lazer aos mesmos. Além disso, é importante conscientizar a população e educá-la a como se preceder em locais como esses, através dos familiares e mídias televisivas é possível alcançar toda a população e assim garantir os dados a elas e fazer com que repensem suas atitudes.