Causas e consequências da violência no esporte brasileiro

Envie sua redação para correção
    O Brasil é mundialmente vitorioso em suas modalidades esportivas. Porém, a nação que é intitulada como "país do futebol", sofre com a violência e a falta de organização em seus torneios esportivos. Com isso, uma parcela da população deixou de frequentar esses eventos por causa da falta de segurança e do racismo existente nos estádios.
         A sociedade brasileira está acostumada a contemplar os inúmeros tipos e categorias esportivas. Existe esporte para todo tipo de público e gosto, a exemplo da natação, basquete, futebol, entre outros. Contudo, as pessoas têm se afastado dos ginásios e estádios brasileiros, principalmente, devido a violência. O futebol nacional é um exemplo de categoria esportiva bastante atingida pela intolerância e desrespeito ao próximo. Nesse contexto, a falta de organização dos eventos e a deficiência do estado em dar segurança aos cidadãos, afetam diretamente o esporte brasileiro. 
         O quadro de insegurança que assola o Brasil, se estende ao futebol na forma de fanatismo, racismo e violência, causando destruição aos patrimônios público e privado. Assim, as medidas adotadas pelos órgãos de justiça pouco coíbem os atos criminosos de alguns torcedores. Ainda de acordo com um portal de notícias, mais de 100 pessoas foram vítimas da guerra existente entre as torcidas organizadas ou em confronto com as forças de segurança, em sua grande maioria na parte externa dos estádios, entre 1998 e 2014.
        Portanto, a violência no esporte brasileiro é reflexo da ineficiência estatal em dar educação e segurança de qualidade, assim como, da falta de medidas duras contra os agressores. Para isso, o poder judiciário deve adotar penas de suspensão do direito de frequentar os estádios, a exemplo do que ocorre em países europeus. Além disso, as campanhas midiáticas ajudariam a divulgar o respeito ao próximo nos eventos esportivos e na vida cotidiana para que o povo brasileiro volte a lotar os estádios de forma segura.