Causas e consequências da violência no esporte brasileiro

Envie sua redação para correção
    Dentre os esportes existentes no Brasil, o futebol é o que recebe maior destaque. Neste, desde os primórdios foi atribuído aos times um sentimento de nacionalismo e sentimentalismo. Entretanto, esse fator, que a princípio demonstrava amor ao esporte e integração entre os indivíduos, tornou-se gradativamente violento - atualmente, as torcidas adversárias passaram a ser vistas como inimigas. Desse modo, em meio as inúmeras causas e consequências dessa problemática, deve-se enfatizar a criação de torcidas organizadas e a impunidade das ações.
         Um fator que gera a violência no esporte são as torcidas organizadas. Essas, consideradas reflexo da sociedade, são notórias desde a década de 90. No entanto, na contemporaneidade estão sendo mais ressaltadas, isso devido a persistência dos episódios de extrema violência, em que, os participantes desses tipos de torcidas agem como vândalos, humilhando e agredindo verbalmente e fisicamente algum sujeito. Segundo estudo promovido pelo Núcleo de Estudos sobre o futebol, o Brasil ocupa o primeiro lugar em mortes comprovadas, por conta dos conflitos causado pelas atitudes dos indivíduos pertencentes as torcidas organizadas.
        A violência não acontece apenas em caráter físicos, mais racial, homofóbico etc. A homofobia é muito presente principalmente nos clubes do estado de São Paulo, na qual detêm os melhores clássicos por conterem mais títulos importantes em relação aos demais. Um exemplo claro está ligado ao clube São Paulo FC na qual seus torcedores e jogadores são taxados de "Bambi", pois um jogador que passou pelo plantel se assumiu homossexual, ou seja muitas vezes torcedores cansados de gozações acabam praticando crimes durante realização do esporte. 
       Outro fator responsável pela violência é a impunidade das ações dos sujeitos agressores. Torna-se nítido o quão ineficaz são as punições, ao notar que, em sua maioria, os agressores recebem apenas advertências ou um chamado de alguma autoridade policial. Esse aspecto, de acordo com pesquisa realizada pelo Mestrado da Universo gera consequências, visto que, nas estatísticas dos últimos anos (2014 a 2017) totalizou-se 60 casos de morte por conta do esporte, além dos inúmeros casos que foram gravemente feridos.          
         Conquanto, faz-se necessário que órgãos responsáveis pelas as realizações das partidas tal como a CBF( Confederação Brasileira de Futebol) imponham regras mais rígidas em relação as torcidas organizadas, por serem grandes causadores de conflitos, através de multas, fazendo cadastramento juntamente com os clubes, tendo como objetivo maior controle sobre os mesmo, durante clássicos, haver somente torcida do time mandante , pois assim evitaria conflitos com torcedores rivais, esquemas mais rígidos de segurança tanto dentro e fora dos estádios. Essas medidas seriam necessárias para que o futebol vinha-se a ser um esporte de emoção e diversão, voltado para famílias e para aqueles que o acompanham..