Causas e consequências da violência no esporte brasileiro

Envie sua redação para correção
    O país do futebol como é conhecido o Brasil não sustenta esse título atoa, ganhador de cinco copas do mundo e reconhecido como o núcleo do esporte mundo afora, adquiriu respeito e admiração das demais confederações esportivas. Contudo, diante da bela história construída e divulgada a todo o mundo esportivo, há impasses de caráter nacionais ao que tange o futebol: briga entre torcidas, violência, bullying e racismo configuram o cenário atual do esporte. Convém então avaliar os fatores que favorecem esse caso.
     Corriqueiramente, jornais anunciam algum ato hediondo ocorrendo entre os estádios de futebol e entre as torcidas dos seus respectivos times. Vandalismo, depredação de acentos entre outras ações dantescas ocorrem quase que hodiernamente em jogos dos mais diversos times e torcidas. Embora tais problemas aconteçam em estádios de futebol, é certo que isto é apenas uma extensão do que ocorre fora das quatro linhas e arquibancadas. Divulgado pelo "Atlas da Violência" em 2016 o índice de crimes violentos passava dos 60 mil, refletindo o resultado de uma má ação de segurança popular governamental que se estende das ruas para os estádios, e estes por sinal não apresentam um bom policiamento que acarreta dos mais diversos tipos de violência.
     Em 2014 o então goleiro (Aranha.) do Santos FC foi chamado por uma torcedora do Grêmio de "macaco", este ocorrido constata outro problema constante no futebol: o racismo, o bullying. Motivados a atrapalhar e tumultuar as partidas diversos membros das arquibancadas proferem ofensas e preconceitos para com os atletas em campo, que em ultimo caso levam a brigas entre as torcidas, ou seja, mais violência.
     Portanto, é inegável os preconceitos e violências presentes no ambiente do futebol nacional, ocasionados pela negligência do estado e preconceitos arraigados.Desta forma, cabe as instituições federais e a CBF incentivarem leis mais duras quanto as mais diversas violências nos estádios e punir mais severamente times de torcidas baderneiras com restrições diversas.