Causas e consequências da violência no esporte brasileiro

Envie sua redação para correção
    A violência é uma característica englobada na cultura do brasileiro, que prejudica o funcionamento coeso da sociedade, e quando relacionada ao esporte, se manifesta diariamente. A formação histórica da sociedade brasileira e a ruptura com o principal objetivo das manifestações  esportivas caracterizam as principais causas e consequências da selvageria esportiva.
      Um comportamento se engloba em determinada cultura quando aceito e praticado por todo o grupo que a compõe, depois de enraizado, persiste nas futuras gerações e se caracteriza como algo natural, dessa maneira, a  forma de colonização brasileira foi o principal motivo da naturalização da agressividade no país. Diversas conquistas e relações sociais durante o período colonial giram em torno da violência, como escravidão, a libertação da metrópole e guerras, evidenciando a utilização da força como forma de resolver disparidades. No Brasil contemporâneo, a  conservação da hostilidade se mostra presente em diversos ambientes, mas principalmente, no esportivo, onde torcedores e atletas demonstram aversão aos seus rivais, buscando, pela força, se mostrarem superiores.
      Por resultado, o esporte brasileiro tem perdido o seu significado social de lazer, união e inspiração, abrindo espaço para ambientes de rivalidade, violência e competitividade, tornando cada vez mais frequentes cenas de falta de empatia entre os torcedores. Além disso, mesmo em ambientes fora de onde se contemplam as competições esportivas, como, principalmente, na internet, as disparidades se mostram evidentes, com argumentações ofensivas, chacota para com a derrota de determinado time e até mesmo a comemoração pela saída de algum atleta adversário.
      Sendo assim, cabe ao governo preconizar a contratação de psicólogos  em escolas e universidades públicas para guiar o desenvolvimento do jovem, objetivando por romper com a naturalização da violência desde a juventude, além de estimular, por meio de propagandas vinculadas à televisão e internet, o entendimento do real significado do lazer do esporte.