Envie sua redação para correção
    O corpo social é doente por apresentar altas taxas de violência relacionada ao esporte.
    
        Causas e consequências da violência no esporte apresentam-se como uma questão muito comentada no Brasil. Desse modo para melhor compreendê-la e enfrentá-la , deve-se destinar um conjunto de olhares e esforços acerca dessa problemática. Nesse sentido , faz-se importante comentar o estatuto do torcedor e , não menos revelante, a tragédia de “Hillsborough”. 
          Primeiramente, cabe abordar a falta de efetivada que o estatuto do torcedor possui para amenizar os casos de violência. Embora tenha transcorrido 16 anos, inúmeros casos de violência envolvendo torcidas acontecem hodiernamente. Além disso, segundo o pesquisador Mauricio Murad, em 2013, 30 pessoas perderam suas vidas por conflito motivados por jogos de futebol. Destarte, em abril de 2019, uma confusão generalizada entre torcedores do Flamengo e do Peñarol ,na praia de Copa Cabana, deixou uma onda de insegurança em toda cidade do Rio de Janeiro. Dessa forma, a noção de fato social proposta por Durkheim mostra que a sociedade está doente , visto que apresenta taxas elevadas de violência relacionada ao esporte. 
           Em segundo lugar, outro ponto notório é a tragédia de “Hillsborough” na Inglaterra. Nesse viés, em 1989, foi registrado o primeiro incidente de violência em decorrência de uma partida de futebol. Outrossim, esse acontecimento refletiu nos estádios brasileiros , uma vez que cantos de ódio e insultos são muito frequentes. Todavía, a Constituição Federal , de 1988, assegura a todos os cidadãos o direito à segurança , fato que não obtém êxito na sociedade brasileira. Assim, o juizado do torcedor , criado em 2010, acaba por ser apenas mais um documento para “inglês ver” e não resolve de forma eficaz os problemas sociais. 
          Em suma, o Governo , como defensor dos direitos da população e do bem-estar social, deve , através do Ministério Público , fiscalizar de maneira mais enérgica as leis vigentes para coibir atos violentos. Ademais, deve-se utilizar da educação , principal elemento transformador na sociedade, para exibir vídeos da torcida mista nos jogos entre Internacional e Grêmio e assim fomentar um espírito de respeito nos torcedores. Dessa maneira, será possível construir um corpo social seguro , harmonioso e saudável.