Envie sua redação para correção
    Parafraseando o sociólogo Zygmunt Bauman, todos nós somos responsáveis uns pelos outros, desejando ou não, pela simples razão de que em um mundo globalizado tudo o que fazemos ou deixamos de fazer tem impacto na vida de todos e tudo o que as pessoas fazem acaba afetando nossas vidas. Ao retratar esse ponto de vista o sociólogo remete a modernidade e como ações podem afetar a vida de todos e leva a questionar como as causas da violência no esporte brasileiro são consequências da violência na sociedade brasileira e da falta de representantes políticos que criem uma política pública como bem comum para todos.
          A modernidade liquida de Zygmunt Bauman assim como a paráfrase citada acima faz refletir a instabilidade do ser humano e a insegurança diante de tantas mudanças na sociedade que por muitas vezes traz a tona a violência como resposta aos conflitos existentes dentro de cada indivíduo. A violência na sociedade brasileira implica nas causas da violência no esporte uma vez que esta acontece tanto dentro como fora do espaço esportivo. De acordo com a pesquisa feita pelo jornal BBC Brasil, das cinquenta cidades mais violentas do mundo dezessete delas estão no Brasil. Com isso, é decerto que em um país com desigualdades alarmantes tem como resultado o surgimento dos mais diversos tipos de violência, como também a no esporte.
           Segundo o jornal El País em setembro de 2017, a Comissão de Justiça do Senado aprovou uma proposta que prevê alterações no Estatuto do Torcedor, como penas mais rígidas para integrantes envolvidos em conflitos. Porém, uma política de repreensão não vai amenizar todos os conflitos existentes em espaços esportivos enquanto não houver uma política pública para que casos de violência principalmente nos esportes se torne obsoleto. Portanto, é válido lembrar que a falta de representantes políticos que iniciem uma política pública de bem comum a todos acaba contribuindo para que a violência no esporte aumente, já que nenhuma medida tem como proposta a solução para estes desafios. 
           Com base nos aspectos vistos acima, a consequência da violência nos esportes tem como suas causas a violência na sociedade brasileira devido as desigualdades e a falta de representantes que tenham uma política pública que amenize tais conflitos. Em vista disso, seria necessário que o governo federal juntamente com o Ministério da Justiça criasse um programa com um plano nacional efetivo para combater os principais motivos da crescente violência na sociedade brasileira de forma a aliviar os surtos existentes.