Envie sua redação para correção
    Praticado em várias modalidades o esporte solidificou-se bem no Brasil o Tênis e o vôlei são bem apreciados porem, o futebol é o campeão  com seus 30,4 milhões de praticantes com 77% da população de espectadores. Originalmente distante o futebol alastrou- se de forma rápida no pais nas décadas de 80 e 90, crescendo de tal forma que hoje uma de suas maiores torcidas concentra 33 milhões de verdadeiros fanáticos pelo esporte.
        Sob esse viés o que seria para a integração ,socialização e apreciação do esporte, veio a ser a manifestação da violência.Torcedores intolerantes acostumados com a violência do cotidiano e jogadores pressionados a darem tudo de si em campo transformam os estádios em lugar de terror.
        Nos últimos  6 anos as mortes por conta de tamanha violência no esporte dentro ou fora dos estádios aumentou consideravelmente aos anos 90 que era quase nenhuma. Homens  que vivenciam a violência no dia a dia e que levam bem a sério a rivalidade do time oposto tomados pelo álcool fazem qualquer elemento vira motivo para se iniciar uma confusão.
           Providencias para o problema já existem no "país do futebol", mas melhorias são necessárias para  se ter um efeito contínuo. A CNPG criou em 2006 a comissão permanente de prevenção e combate à violência que tem por objetivo intervir na redução da hostilidade e na melhoria de segurança das instalações físicas dos estádios, legitimando e aproximando ainda mais o Ministério Público da sociedade.
            Em parceria com a CBF já foram criados vários protocolos que ajudam a inibir a manifestação de tal horror um deles por exemplo impedem torcedores de entrarem com bebidas alcoólicas nos estádios porém, isso já não surte mas o  efeito de quando esse protocolo foi criado pois muitas arenas do pais ainda permitem que seus torcedores consumam bebidas enquanto assistem as partidas.É indispensável uma fiscalização mais vigorosa por parte dos comitês e ministério da segurança do esporte e também fazer valer a lei não só em uma região ou estado mas sim no país todo.