Causas e consequências da violência no esporte brasileiro

Envie sua redação para correção
    Na sociedade contemporânea, assuntos relacionados à violência nos esportes são sempre polêmicos e de grande complexidade no quesito fatores e consequências. Questões como, violência urbana tendo um reflexo diretamente proporcional nos esportes e rivalidades entre torcidas, são temas recorrentes em debates, tanto no âmbito social quanto acadêmico. Dessa forma, faz-se necessário a análise efetiva e a busca pela resolução futura dos impasses.
       Infelizmente, os esportes que são a personificação da paz, alegria e competições sadias estão sendo cada vez mais tomados pelo ódio e a intolerância, esses fatores perenes afetam desde a discussão política até o meio esportivo. Dessa maneira, para entender o por que desse aumento da violência é necessário analisar a sociedade como um todo, pois é a partir dela que se tem uma visão mais geral e que reflete em todos os âmbitos sociais. Vê-se então, as cidades com maiores índices de criminalidade, decorrente principalmente da negligencia do Estado à segurança pública, que ocasiona na perda de sua força no local, sendo um exemplo o Rio de Janeiro que já foi tomado por milícias em conjunto ao tráfico, são onde ocorre mais fatalidades nos esportes, principalmente no futebol. Diante desses fatores, vê-se que todo esse estado análogo a anarquia social afeta diretamente alguns torcedores, que levam esse meio de agir para dentro do esporte, causando uma reação em cadeia.
       Ademais, um ponto de extrema importância ao debate são as torcidas organizadas, principalmente no futebol. Sabe-se que o brasileiro em sua maioria ama o futebol, pois é um esporte enraizado na cultura, durante o tempo, vários campeonatos aconteceram e times específicos se enfrentaram muitas vezes, criando grandes e belos clássicos, porém, em contraponto a essa beleza do esporte, há o crescimento das rivalidades entre clubes. Cabe ressaltar, que nos dias atuais com o advento da internet , a interação social rápida, acarretou no aumento da violência, pois grupos clubistas marcam de maneira rápida formas de fazer ataques contra os adversários e vice-versa, acarretando em mortes e feridos.
       Torna-se evidente, portanto, que o conjunto desses fatores evidenciam a necessidade de discussões a cerca do impasse. Por isso, faz-se imprescindível que a mídia tradicional junto a web façam documentários e reportagens sobre o papel que o estado não está empenhando em uma segurança pública de qualidade, e mostrar ao povo que todos os impostos que se é pago nesse país não voltam de maneira efetiva, na educação, saúde e nesse caso segurança, assim, os indivíduos adquirirão o conhecimento para questionar e lutar pelos direitos inerentes ao povo. Cabe ao serviço de inteligência da Polícia Federal o papel de interceptar e antecipar ações de torcidas organizadas pela internet, com o intuito de criar um plano para que impeçam a ocorrência dessas fatalidades no esporte brasileiro.