Cibercondria: a doença da era digital

Envie sua redação para correção
    De acordo com o pensamento do sociólogo Pierri Bourdieu, '' aquilo que foi criado para ser um instrumento de democracia, não deve ser convertido em uma ferramenta de manipulação''. No entanto, o pensamento de Bourdieu não é vivenciado com ênfase na prática, tendo em vista que, a inoperância das fiscalizações públicas no meio virtual contribuem para o surgimento de manifestações psicopatológicas e corrompem o avanço social.
       A priori, é imperioso destacar que a facilidade ao acesso de múltiplos conteúdos somados a ineficácia das fiscalizações contribuem para potencializar a cibercondria. Isso se dá na medida em que as pessoas endeusam a internet e através dela procuram resolver seus problemas, sobretudo, complicações de saúde. Com isso, diagnósticos mal interpretados e automedicação configuram-se como principais causas para além de maximizar doenças, dificultar seu tratamento.
      Seguidamente,é importante mencionar que os problemas de  automedicar-se são severos e preocupantes. De acordo com pesquisas  feitas pelo Instituto de Ciência Tecnologia e qualidade(ITQ) automedicação com a ajuda da internet  é praticada por 76,4% dos brasileiros,dados muito preocupantes, sobretudo, porque a seleção de antígenos mais resistentes podem provocar melhora falsa nos sintomas e alívios temporários apenas para mascarar a doença e deixar o paciente com a falsa sensação de cura, contribuindo para o superlotamento do sistema público de saúde.
      Portanto, é mister que o estado tome providências para atenuar esse cenário. Para conscientizar a população brasileira a respeito do problema, urge que o Ministério da Saúde crie, por meio meio de verbas governamentais, campanhas publicitárias nas redes sociais que enfatize os prós e contras do mundo virtual, principalmente quando se trata de automedicação. É importante ainda, que o Governo Federal através da criação de programas de monitoramento, aumente a fiscalização dos conteúdos publicados na internet, principalmente os conteúdos vinculados a saúde. Com isso a sociedade evolui e expectativa de vida acompanha a evolução.