Envie sua redação para correção
    A hipocondria, também conhecida como "mania de doença é um transtorno mental caracterizado pelo medo constante de estar doente. Hodiernamente, com os avanços tecnológicos e o acesso fácil à internet surgiu a mais recente das condrias - a cibercondria, que nada mais é que o desejo compulsivo de pesquisar sobre doenças, sintomas e tratamentos na internet. Tal comportamento não é nada positivo, uma vez que uma simples tosse pode virar uma doença grave e o indivíduo entrar em pânico. O efeito é uma bola de neve, já que quanto mais se pesquisa maior é a ansiedade.
          Para muitas pessoas, principalmente para aquelas que vivem com doenças crônicas, a internet pode ser uma ferramenta extremamente útil. Esta permite encontrar grupos de solidariedade, de suporte especializados e outras que possam fornecer aconselhamento sobre sua condição específica. Assim que aconteceu com uma família de Curitiba que conseguiu arrecadar em 24 horas a quantia necessária para realizar um exame caro na filha "sequenciamento genético do exoma".
          Todavia, o acesso a informação muito detalhada sobre doenças, algumas delas graves e raras, pode agravar o estado das pessoas com propensão para a ansiedade sobre saúde. O professor de psiquiatria comunitária Peter Tyrer, estimou que os custos do sistema de saúde britânico, em consultas e testes desnecessários é de 56 milhões de libras. Desses dados, parte é fruto da "paranoia" que pacientes desenvolvem em procurar um maior número de médicos e fazer o maior número de exames possíveis, já que ele foca nas diversas características e possibilidades de apresentação da doença, apresentadas na internet.
    
          Diante deste contexto, é necessário a conscientização da população por meio da ação conjunta do estado (Secretaria da saúde e tecnologia), município (prefeitura) e empresas privadas (escolas e demais empresas). Uma das ações poderia ser a realização de palestras com psiquiatras, médicos e até profissionais da internet, nos mais diferentes ambientes - escolas, bairros, empresas, levando o tema cibercondria para a população. conhecimento da população.