Envie sua redação para correção
    Segundo o ICTQ (instituto de pós-graduação para profissionais do mercado farmacêutico), a cada 10 brasileiros 8 medicam-se por conta própria. Isso é uma doença, denominada cibercondria, que é a ansiedade de alguém a respeito da saúde. Isso ocorre devido a ineficácia do SUS (Sistema Único de Saúde) e excesso de preocupações.
          Primeiramente, há a ineficácia do SUS. O SUS é uma ferramenta muito utilizada por pessoas que, muitas vezes, não possuem dinheiro suficiente para pagar consultas particulares. Por ser utilizado por muita gente e, na maioria dos casos, o dinheiro que deveria ser investido é desviado, torna-se ineficiente. Consultas, exames e cirurgias tem um período muito longo de espera, fazendo com que pessoas pesquisem na internet sintomas sentidos e auto-mediquem-se. Em decorrência disso, é indiscutível que o Sistema Único de Saúde é falho.
          Secundariamente, há o excesso de estresse. O Brasil, nos últimos anos, passa por uma crise econômica grave, tornando a inflação descomunal. Em decorrência disso, pessoas precisam trabalhar mais para obter dinheiro e conseguirem se sustentar. Em face disso, o estresse é aumentado e em decorrência dele há sintomas que o corpo demonstra, como: Manchas na pele, espinhas, dor de cabeça, queda de cabelo e diversos outros. Devido a isso, pessoas vão pesquisar na internet a causa de sintomas como esses, podendo depararem-se com doenças graves que não tem nada a ver com o que a pessoa está passando e por conseguinte, medicam-se por conta própria, podendo ficar pior.
    
          Em suma, reitera-se que o SUS é falho e há estresse excessivo. A fim de solucionar o Sistema falho, pessoas devem eleger candidatos com menor probabilidade de desviarem dinheiro público para outros fins por meio do estudo aprofundado de quem irão votar. Ademais, no intuito de resolver o estresse, o Governo deve disponibilizar psicólogos e terapeutas para a população brasileira por meio de consultas periódicas gratuitas. Após a realização dessas medidas será possível a diminuição de casos com cibercondria.