Cibercondria: a doença da era digital

Envie sua redação para correção
    Hipocondria é um transtorno mental, no qual o paciente acredita que tem uma doença que pode ameaçar a sua vida, e que ainda não foi diagnosticada. Com o avanço da tecnologia surgiu uma nova doença, cibercondria, que é uma ferramente utilizada para o autodiagnostico e automedicação. Assim, com essa atual ferramenta, a procura na internet por respostas sobre sintomas, medicações acarreta sérias consequências para a sociedade, como graves problemas de saúde futuramente. 
       A consolidação da internet como principal meio de comunicação no século XXI trouxe, indubitavelmente, diversas benesses, como a ampla perspectiva de aquisição de informações. Todavia, em muitas outras circunstâncias, a crescente busca por diagnósticos rápidos e acessíveis na internet, faz com que as pessoas troquem uma consulta médica por um diagnóstico infundado, inadequado e extremamente perigoso, pondo a vida em risco. Sendo assim, a procura por uma solução rápida para seu suposto problema de saúde pode trazer futuramente sérias complicações de saúde, resultante do autodiagnóstico e da automedicação. 
       No Brasil, a automedicação é praticada por cerca de 79% dos brasileiros com mais de 16 anos. Esses dados comprova que qualquer pessoa pode comprar um remédio sem uma orientação médica em qualquer farmácia, e isso pode-se considerar uma das razões para o uso indiscriminado de remédios no país. Desse modo, o fácil acesso para medicações pode levar a automedicação improcedente por pessoas hipocondríacas, que estão sempre preocupadas com sua saúde e a procura de medicamentos para a solução de suas doenças que acreditam ter. 
       Em suma, a cibercondria é uma doença grave que precisa ser tratada com acompanhamento psicológico. O Conselho Farmacêutico passar a exigir a prescrição médica para venda de qualquer medicamento, assim evitar sérios problemas de saúde ao individuo. O Ministério da Saúde junto com a mídia fazer propagandas para alertar a sociedade sobre essa doença e os risco que ela traz consigo.