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Enviada em: 31/07/2019

Conhecimento e ignorância    É fato que no atual mundo globalizado a internet se tornou um dos mecanismos mais importantes na disseminação do conhecimento. Porém muitas vezes toda essa informação acaba sendo utilizada erroneamente, como é o caso de pessoas que, ao se sentirem doentes, preferem confiar em sites de busca e se medicar por conta própria. Tal comportamento é agravado por propagandas de remédios, influenciando o consumo de inadequado de remédios pela mídia.    De acordo com o filósofo francês Edgar Morin, a forma hoje como produzimos conhecimento também produz ignorância. Sob esse viés, pode-se apontar como exemplos os inúmeros casos de indivíduos que se automedicam, pois isso acontece pelo fato de, na maioria dos casos, essas pessoas se basearem nas informações lidas na internet e, em consequência disso, são levados a tratamentos inadequados e sem o devido acompanhamento médico.    Somado a isso, a mídia também tem seus papel nesse âmbito. Ao disseminarem propagandas, seja na televisão ou em anúncios na internet, muitas não falam sobre os possíveis riscos e efeitos colaterais que tal medicamento tem, dando a impressão que é um produto sem perigo algum.    Visto isso, é necessário medidas que mudem esse cenário. Para a conscientização da população sobre tal problema, urge que o Ministério da Saúde, aliado à mídia, propague, por meio de campanhas publicitárias nas principais redes de comunicação, informações acerca dos perigos da automedicação e os seus possíveis efeitos na saúde. Com isso, a população finalmente abrirá os olhos para sua própria ignorância.