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Enviada em: 18/04/2019

Desde a Primeira Revolução Industrial o mundo vive em um contexto de intenso desenvolvimento tecnológico e dos bens de consumo , de forma que , cada vez mais , todos os indivíduos da sociedade possuem livre acesso a qualquer tipo de informação , segundos após sua ocorrência . Porém , devido a tal facilidade no acesso , crianças estão expostas a conteúdos e influências digitais perigosas à sua formação , de forma a interferir negativamente em seu desenvolvimento cognitivo , o que torna o controle parental necessário , como forma preventiva . Nesse viés , dois aspectos fazem-se relevantes : a falha educacional em alertar tanto os pais quanto os alunos das adversidades presentes no mundo digital e a ineficaz comunicação entre pais e filhos .   Primeiramente , a escola , responsável pelo desenvolvimento cognitivo e formação sociocultural dos indivíduos , deve alertar aos pais e filhos sobre os cuidados necessários ao uso infantil da tecnologia . Segundo pesquisa realizada pela rede de televisão CNN , adolescentes, a partir dos 13 anos, podem acessar as redes sociais mais de 100 vezes por dia , com uma entrada a cada quinze minutos , números que mostram a grande influência da tecnologia no dia a dia dos alunos . Conclui-se , que diante de tal realidade , as escolas devem , por meio de aulas e palestras , fornecer informações sobre cuidados necessários e auxiliar os pais na proteção de seus filhos .   Ademais , a falha comunicação entre o progenitor e a criança sobre o assunto tratado reflete em uma maior possibilidade da mesma ter acesso a tais riscos , pois , não ciente dos mesmos , divulga informações pessoais e entra em contato com conteúdos indevidos . Outrossim , em 2016 , ocorreram casos de um jogo virtual suicida , conhecido como Baleia Azul , que deixou mais de cem jovens e adolescentes mortos no mundo todo , iniciado em uma rede social da Rússia , fato que demonstra a fragilidade do indivíduo ainda em formação , que,  sem o auxilio parental  , é mais facilmente influenciado . Logo , a ajuda por parte dos pais se torna indispensável , de forma a proteger o bem estar e segurança de seus filhos .   Portanto , diante da falha educacional e parental em transmitir os riscos da tecnologia , uma mudança faz-se necessária . Por conseguinte , o Ministério da Educação , responsável pelo desenvolvimento educacional do país , em conjunto das famílias , deve , por meio de verbas governamentais , promover palestras e ensinamentos sobre os perigos virtuais , ao aderir a aulas de atualidades que tratem sobre o tema e promulgar campanhas públicas nas escolas nacionais , com dinâmicas atividades e palestras entre pais e filhos , a fim de estabelecer uma boa comunicação , de forma que os alunos , ainda em desenvolvimento , sejam conscientizados quanto ao uso da internet .