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Enviada em: 18/05/2019

Segundo Milton Santos, desde 1970, experimenta-se o surgimento de novos paradigmas sociais com o advento da revolução técnico-científico-informacional decorrente a expansão da internet. Desta maneira, nota-se que o controle parental causa divergência quanto á prevenção ou invasão de privacidade. Nesse contexto, deve-se analisar a privação da liberdade, bem como a omissão da educação digital.   Em primeiro lugar, destaca-se a privação da liberdade como um dos causadores do problema. No episódio “Arkangel” da série Black Mirror, uma mãe “protetora” implanta um chip no cérebro de sua filha para controlar através de um aplicativo tudo o que a criança possa ver ou sentir. Para ilustrar, a conduta árdua dos controles que no início parecem ser úteis para os responsáveis, acabam sendo invasivos para os jovens o que causa uma reação contrária. Em consequência, a garota em vez de se sentir protegida sentiu-se invadida e ameaçada ficando extremamente violenta.   De outra parte, é preciso pontuar a omissão da educação digital como impulsionador do impasse. De acordo com Sigmund Freud, crianças e adolescentes são adultos em constituição, nesse processo necessita-se de mediadores. A esse respeito, é dever dos pais ensinar aos jovens, se fazendo mais presente no processo de evolução, tal como, o Poder Público assomando no ensino, e esse princípio vem sendo negligenciado nas relações dos agentes deixando-os vulneráveis as relações virtuais. Por causa desse caso, os pequenos ficam expostos com sua imaturidade e desconhecimento aos riscos inerentes ao uso dessa tecnologia.    Torna-se evidente, portanto, que os Pais patrulhem os menores por meio de ferramentas digitais que não ultrapassem o limite da intimidade e liberdade do filho, com objetivo de garantir a segurança e o  bem-estar  dos jovens, com finalidade de defende-los dos males espalhados. Como também, o Poder Público junto com os responsáveis coadjuvem no ensinamento dos jovens no mundo digital por meio de cursos preparatórios e o diálogo para possibilitar a compreensão dos maneios da rede.