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Enviada em: 27/06/2019

Comumente recomendado pelos professores de literatura na escola, o livro "Tosco", de Gilberto Mattje, retrata como a influência do meio familiar, social e escolar, podem corromper a criança. Com o advento das redes sociais, a internet promove papel ainda pior, uma vez que ela permite o anonimato das crianças, enquanto absorvem conteúdos aleatórios formadores de personalidade. A privacidade pode ser comprometida, mas é indispensável que haja controle dos dados acessados por crianças.    Em primeiro lugar, para entender a importância de prevenir, é necessário apontar os riscos da internet à saúde de jovens e crianças. Charles Duhigg, em "O Poder do Hábito", aponta como hábitos ruins são gatilhos que alimentam um ciclo vicioso, buscando sempre uma mesma sensação em algo, nunca encontrada. Quando analisamos a relação entre as crianças e a internet, esse ciclo vicioso é ainda mais nocivo, já que a falta de senso crítico promove a deformação da realidade, aumentando os casos de suicídio, depressão e ansiedade.     Em segundo lugar, além das doenças da psique é interessante avaliarmos os riscos para a educação e socialização das crianças. Se por um lado a tecnologia encurtou as distâncias, por outra ela tornou os laços de amizade muito mais efêmeros, à exemplo de aplicativos como o Instagram, destinados quase que exclusivamente à publicação de imagens. No que tange a educação, o controle dos pais se mostra ainda mais importante, haja vista que o entretenimento fácil prejudica a concentração e contamina um meio que poderia ser usado para a difusão de conhecimento. Cursinhos online, canais no youtube para a produção de cultura, plataformas grátis de estudo de idiomas, são exemplos de possíveis direcionamentos que futuramente serão de mais difícil acesso, graças à banalização das redes.      É de suma importância, portanto, que os pais participem da educação tecnológica dos filhos. De início é essencial que haja articulação conjunta dos ministérios, e as escolas, atuando na preparação dos pais para a educação digital dos filhos. Por conseguinte, é necessário que o Ministério da Educação realize a reforma geral do ensino, de forma que a internet seja protagonista, à exemplo do que ocorre nos países nórdicos.