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Enviada em: 02/05/2018

Observa-se que o racismo tem sobrevivido através dos anos. A desigualdade  social tem sido tema de discussões acadêmicas e políticas. Com o objetivo de diminuir as desigualdades sociais no Brasil, foi criado o sistemas de cotas raciais, que tem gerado divergências de opiniões principalmente entre estudantes da rede publica e privada. Dentre alguns fatores relevantes destacam-se: que os alunos cotistas estão despreparados e põe em risco a qualidade e o nível do ensino das universidades e muitos defendem que a cota deveria ser de acordo com a renda familiar e não a cor.          Sabe-se que estudos apontam que a "raça" é um dos elementos acionados como via de acesso as políticas publicas no Brasil. Além disso o sistemas de cotas tem proporcionado a inclusão de  estudantes da escola publica na universidade, tentando diminuir as marcas de um ensino básico precário comparando com as escolas particulares. Acredita-se que o sistema de cotas trás desvantagem, facilitando  o ingresso de alunos com menos preparo, que não suporta o nível do curso e desiste. No entanto, a Universidade do Rio de Janeiro fez uma pesquisa que aponta que o desempenho dos alunos cotistas é superior  dos alunos que entraram pelo sistema  de ampla concorrência e que o índice de reprovações e a taxa de evasão são menores nos alunos de ações afirmativa.        Por outro lado, o sistema de cotas raciais é visto por alguns como minimizador da exclusão e visto por outros como uma ferramenta de discriminação que fere o principio da igualdade. Acredita-se que o sistema  de cotas sócias, seria o adequado, já que a pobreza é um fator de discriminação no Brasil.       Diante disso, deve-se considerar a necessidade de melhorar a educação básica nas escolas publicas. Como se vê, o governo deve investir na educação básica como: valorização e formação dos professores, diminuir o número de aluno na sala de aula, construção de laboratórios, bibliotecas, quadra de esportes e um espaço físico amplo e arejado. Sendo de fundamental importância a presença de psicólogo e psicopedagogo nas instituições escolares. Isto é o mínimo exigido para se realizar uma educação básica de qualidade. . . A polêmica política de cotas é outra medida que tem como principal objetivo a integração dos negros à sociedade. Muitas discussões giram em torno dessa medida, algumas pessoas defendem que os alunos que ingressarem em uma universidade por meio de cotas rebaixam a qualidade do ensino das instituições. No entanto, nota-se o contrário: os estudantes negros provenientes do sistema de cotas são ainda mais dedicados, pois valorizam o fato de estarem em uma faculdade.