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Enviada em: 04/05/2018

É incontrovertível que a segregação ainda é uma realidade na sociedade brasileira. O sistema de cotas foi implantado no Brasil em 2004 com o objetivo de maior inserção social e racial, porém no que tange ao princípio de igualdade este é completamente desconsiderado, de maneira que não hajam investimentos na melhoria da educação.         O sistema de cotas foi criado nos Estados Unidos em 1960, de forma que este remediasse a "injustiça histórica" ocorrida no passado com os negros. Em contrapartida anos depois está foi abolida, considerada como um objeto de preconceito racial. No Brasil apesar desta política pública já estar em vigor, em 2012 está só foi reafirmada com a criação da Lei de Cotas, a qual até o ano de 2016 promete garantir 50% das vagas nas universidades para estudantes de escolas públicas, considerando também âmbitos raciais.       Outrossim, está acaba inibindo a melhoria da educação, visto que a integração de estudantes negros, pardos e economicamente desfavorecidos nas universidades apenas evidência a defasagem no ensino público , mostrando que somente através desta medida estes teriam oportunidades de ingressar no ensino superior, instigando assim o racismo e o preconceito. Ademais este fere o princípio de igualdade da Constituição de 1988, a qual afirma que todos são iguais perante a lei.       Tendo em vista os argumentos apresentados, entende-se que o sistema de cotas é considerado um retrocesso, visto que dissemina o preconceito social e racial, portanto medidas são necessárias para resolver o impasse.  De acordo com o filosofo Immanuel Kant " O ser humano é aquilo que a educação faz dele", de forma análoga deve-se o governo promover maiores investimentos ao Ministério da Educação, trazendo melhorias a qualidade do ensino público, fazendo com todos tenham direitos iguais, para que assim o governo não precise buscar subterfúgios para "tapar" está falha que existe na educação.