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Enviada em: 05/05/2018

Certamente , o debate sobre cotas nas universidades tem gerado muito polêmica e repercussão na sociedade brasileira . De fato , vale se dizer que existe uma desproporcionalidade entre escolas públicas e particulares que fornecem, claramente, oportunidades distintas a estudantes de classes sociais diferentes. Sem as cotas para os estudantes de classes sociais menos favorecidas, as cadeiras nas melhores universidades continuarão sendo conquistadas por candidatos com melhor estabilidade financeira. Paradoxalmente, de fato as cotas são um regresso , visto que cotas influenciam o aumento do preconceito , sempre dividem negativamente as sociedades e, até mesmo criam um terrível precedente ao admitir a discriminação racial e social para atingir objetivos políticos .       A fim de mascarar seu descomprometimento com a educação , o governo implantou as cotas e consequentemente ganharam o poder dentro das universidades mesmo não tendo nenhum compromisso com a qualidade do ensino e da pesquisa. Ademais , as Cotas corrompem as Universidades onde são aplicadas, aniquilando o valor do mérito acadêmico e criando pressões sem fim para discriminar as pessoas por sua classe social e cor em todos os âmbitos de ensino, do fundamental à universidade.       Além disso , as cotas , especialmente as raciais , geram preconceito contra pessoas decentes de todas as origens, que gostariam de ser julgadas pelo seu mérito e não pela cor da sua pele. Logo elas incentivam suspeitas de que o aluno negro é ou não qualificado e competente para tá ocupando aquele lugar na cadeira da universidade e nem sem será como profissional . E ainda , cotas raciais recuperam a ideia , refutada por toda a ciência moderna e algumas ideologias , como a ariana , de que a humanidade se divide em “raças”, oficializando aquilo que se quer combater, o preconceito .       Portanto , a política de cotas implantadas no Brasil é uma espécie de ´´tapa buraco`` para um governo completamente descomprometido com a educação . A solução para combater a pobreza , a miséria e as desigualdades sócias que rondam o Brasil não estão em cotas , e sim na qualificação do ensino público , diminuindo as diferenças de qualidade entre o ensino privado e público , universalizando assim a educação . Para isso , cabe ao governo garantir escolas com infraestrutura decente , abandonar ideia de que só vale agir com mais dinheiro e Capacitar professores com enfoque na prática .