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Enviada em: 07/05/2018

A constituição cidadã, garante o direito de equidade ao indivíduo no artigo quinto, com o princípio em que afirma : " todos somos iguais perante a lei ". Nesse sentido, para possibilitar o acesso as universidades, por parte das minorias- negros, índios, pardos e pessoas abaixo da renda média- desenvolveu-se o sistema de cotas e ,assim, garantir um equilíbrio entre as disparidades de rendas entre os estudantes e  o quadro de segregação racial historicamente estabelecida no país.           Em primeiro lugar, é importante ressaltar, que, a desigualdade entre as condições de escolas públicas e privadas é marcante. Segundo o filósofo Aristóteles, " Devemos tratar igualmente os iguais e desigualmente os desiguais, na medida de sua desigualdade",desse modo,  as disparidades no preparamento dos alunos para provas externas entre escolas públicas e privadas devem ser tratadas.Com isso a aplicação das cotas se mostram eficientes na diminuição do abismo social existente.            A Lei Áurea proporcionou ,no Brasil, uma grande disparidade social, entre negros e brancos, visto que, esses eram considerados superiores. Desse modo, os negros mantiveram-se nas margens da sociedade fadados aos serviços públicos, muitas vezes, insatisfatórios.Assim, para remediar tal situação, a lei de cotas se faz necessária.             Fica claro, portanto, a necessidade de se levar em conta essas diferenças, para que assim haja equidade. Cabe ao Estado, investir em uma educação de qualidade para que assim os alunos possam concorrer de forma mais igualitária para um vaga. É dever também de toda a sociedade em parceria com as escolas, tornarem a inclusão racial como prioridade no ensinamento de seus participantes, para que, com isso, todos possuam os direitos já garantidos na constituição.