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Enviada em: 06/05/2018

Em tudo, sempre pode-se observar dois lados: um bom e um ruim. Se por um lado, o sistema de cotas vem com a intenção de recompensar tanto um fator histórico quanto falhas do sistema educacional do país, por outro faz com que problemas que deveriam ser trabalhados continuem estacionados, causando um ciclo vicioso onde não há evolução.   O sistema de cotas, veio como uma forma de pagar uma dívida histórica aos negros que foram impedidos por séculos de viverem de forma digna. Mesmo após a abolição da escravatura, em 1888 pela Lei Áurea, os negros continuaram encontrando dificuldades para conquistar qualquer coisa em suas vidas devido ao racismo. Até hoje vemos cicatrizes disto, e, para ajudar o cenário à mudar veio o sistema de cotas, dando um pouco mais de chances para eles saírem dessa situação e se tornarem pessoas mais instruídas e com mais poder aquisitivo, uma vez que encontram dificuldades de conseguir isso por dois fatores: ao de serem descendentes de negros de famílias pobres, e por não ter outra alternativa à educação precária oferecida pelo governo.   A implantação das cotas pode ser compreendida à partir dos fatores observados no parágrafo anterior, porém deve-se pensar: Será que, ignorando os problemas da educação pública e apenas dando cotas para compensar, as coisas irão mudar? É durante o período escolar que as crianças e adolescentes tem sua visão aberta para a importância de estudar. Se elas não tem apreço por aprender devido à não terem acesso à uma educação de qualidade, não irão querer continuar depois, e os que quiserem, muitas vezes mesmo com cotas não conseguirão alcançar seu sonho de ir para uma universidade pública que eles ajudam à sustentar com seus impostos, apenas para que aqueles que não teriam dificuldades de pagar uma universidade particular à frequentarem.   Visto isso, propõe-se que o Governo, por hora mantenha as cotas mas que trabalhe arduamente para que no futuro elas não sejam mais necessárias. Deve-se começar tirando professores não capacitados das escolas e dando aos que remanescerem capacitações onde eles irão aprender a desenvolver projetos com os alunos que os incentivem à estudar. Deve-se também investir para que a tecnologia seja inserida nas escolas, cada uma começando com pelo menos uma sala de informática com 35 computadores que é a média de alunos por sala. Cada sala terá sua vez de desfrutar destes recursos pelo menos duas vezes por semana, com a instrução de um professor e de um profissional para cuidar de problemas técnicos e a ajudar os alunos a utilizarem os recursos. Através disto, os professores os introduziriam à formas de estudar online, apresentando programas, sites dedicados à educação, e os incentivando à pesquisar e estudar sobre o que é de seu interesse com essas ferramentas.