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Enviada em: 06/05/2018

Desde o início da colonização do Brasil, os negros e os grupos economicamente menos favorecidos vêm passando por dificuldades com relação à garantia de direitos. Em função disso, o sistema de cotas nas universidades surge como  uma ação que tenta saldar essa dívida histórica, garantindo a esses cidadãos possibilidades de ascensão social e, consequentemente, a construção de um futuro melhor. Dessa forma, faz-se importante analisar dois fatores que contribuíram para o estabelecimento do sistema de cotas: a sociologia brasileira e o falho sistema educacional.  Em primeiro lugar, é importante retomar o passado histórico para entender as discrepâncias sociais até hoje presentes no Brasil. Desde o início da colonização, os cidadãos que não pertenciam às classes mais abastadas, sobretudo negros e pobres, sofreram com a falta de qualidade da educação. Tal carência tem como origem o preconceito racial, já que o negro era considerado um cidadão de categoria inferior, e a ideia de que o indivíduo pobre deveria se ocupar dos serviços menos nobres, abstendo-se do exercício intelectual. Após o estabelecimento da Constituição Federal de 1988, a educação pública tornou-se um direito do cidadão brasileiro. No entanto, atualmente, o acesso ao ensino superior não se dá de forma igualitária, já que aqueles que podem pagar pela educação secundária privada têm maiores chances de ingressar na universidade, devido à excelência do ensino, do que os estudantes das escolas públicas. Assim, o sistema de cotas surge como um fator que contribui para a redução da disparidade social, permitindo igualdade de direitos.   Ademais, no que se refere à falta de qualidade da educação pública, a questão encontra a sua raiz na adoção de um sistema que não atende mais às demandas do mundo contemporâneo. A forma como o conteúdo é transmitido ao aluno é ultrapassada, as escolas não recebem investimentos, os professores não recebem cursos de atualização e os profissionais ainda sofrem com a desvalorização do seu trabalho, o que se torna evidente nos baixos salários recebidos pelos membros da categoria . Por isso, o sistema não dá boa formação ao educando e limita o seu acesso ao ensino superior. Logo, o sistema de cotas surge como um importante elemento para permitir o acesso dos estudantes das escolas públicas ao ensino superior, dando-lhes base para a construção de um futuro melhor.   Portanto, considerando que o sistema de cotas tem como objetivo, principalmente, sanar os problemas do falho sistema educacional brasileiro, é necessária a adoção de medidas para melhorar esse quadro. Para que todos os cidadãos tenham um ensino de qualidade, é preciso que o Ministério da Educação invista na melhoria da educação pública, através de ações que visem à reestruturação do ensino, como reformulação das grades curriculares, oferecimento de cursos de formação continuada aos professores, reformas de prédios e melhoria nos vencimentos dos profissionais da rede de ensino.