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Enviada em: 30/05/2018

"A educação, um direito de todos e dever do Estado e da família" é o que diz a atual Constituição. Partindo desse ponto, entende-se que durante toda a trajetória educacional, da creche ao ensino superior, o Estado tem o comprometimento de educar a todos. Visto isso, tem-se a problemática do ingresso dos alunos de escola pública nas universidade públicas e a questão social histórica dos negros.       Para tentar solucionar esses problemas o governo criou o sistema de cotas, que vias amenizar essas questões. Entretanto isso só reforça e evidencia a necessidade de modificação das estruturas educacionais básicas e a consequência social da escravidão. O que aparentemente é algo positivo só nos mostra como o país ainda não consegue lidar de maneira efetiva com as problemáticas que enfrenta.       Além disso, as cotas ainda têm um efeito rebote quando tentam incluir uma minoria por meio de uma facilitação no processo seletivo. Resolver um problema aliviando as consequências torna o problema maior.       Sendo assim, fica claro que a perpetuação das cotas é um retrocesso ao país. O Ministério da Educação juntamente com as prefeituras locais deveriam investir na educação básica para que todos tenham meios de acessar o ensino superior público sem a necessidade de cotas. Fora isso, o governo federal deveria investir na qualidade de vida para diminuir as consequências da escravidão e equiparar o poder aquisitivo dos negros com o resto da população.