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Enviada em: 22/08/2019

Em oposição ao pensamento ao pensamento positivista de Durkheim, Max Weber advoga que os processos e fenômenos sociais são dinâmicos e mutáveis. Nessa concepção teórica, Weber compreende que há necessidade de interpretá-los a fim de extrair deles seus sentidos. A partir dessa perspectiva, ao se discutir sobre as cotas nas universidades, cabe analisar os fatores que fomentam essa conjuntura, como a educação desigualitária no Brasil e o desempenho dos alunos cotistas nessas instituições. Com efeito, evidencia-se a necessidade de uma discussão mais ampla acerca desse assunto.  Em primeiro plano, é importante salientar a ineficiência do aparato estatal no que tange a oferta de uma boa educação. A baixa qualidade do ensino nas escolas da rede pública gera a dependência de instituições privadas para uma boa formação socioeducacional promovendo, por conseguinte, uma desigualdade entre cidadãos e a necessidade do sistema de cotas. Consoante ao filósofo iluminista John Locke, o quadro exposto representa uma violação do "Contrato Social", uma vez que os governantes falham em garantir que a população usufrua de direitos imprescindíveis, como uma educação de qualidade. Isto posto, evidencia-se a necessidade de uma melhor gerência por parte do poder público nesse âmbito.  Além disso, é importante ressaltar as melhores estatísticas das universidades brasileiras a partir da inserção do sistema de cotas. Os estudantes da rede pública de ensino tendem a valorizar mais o ingresso à universidade em detrimento dos alunos das instituições privadas acarretando o aumento dos índices de desempenho das escolas superiores no Brasil. De acordo com o escrito americano Zig Ziglar, o sucesso acontece quando a oportunidade encontra a preparação. Logo, é inegável as vantagens proporcionadas pelo sistema de cotas às universidades públicas.  Diante dos fatos supracitados, urge que o Ministério da Educação, por meio da disponibilização de verbas e criação de politicas públicas convenientes, destine maiores investimentos à melhora da educação da rede pública, com a capacitação de profissionais adequados e melhorias estruturais nas escolas, oferecendo materiais e direcionamento pedagógico de melhor qualidade, a fim de que um dia o sistema de cotas não seja mais uma necessidade no país. Tendo em consideração as conclusões propostas a partir do método de interpretação dos fatos de Max Weber, O Brasil conseguirá avançar no desempenho das instituições públicas.