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Enviada em: 13/03/2018

É importante ressaltar que existe no Brasil cotas raciais e sociais. Ambas são um retrocesso do estado, porque ele está criando uma ideia de raças, sendo que essa já foi desconstruída pela ciência, e tentando arrumar uma solução barata para os cofres públicos em relação a precariedade do ensino público brasileiro. Desse modo, alternativas para substituir o sistema de cotas são necessárias.   Em virtude ao exemplo do Aphartheid na África do Sul, em que uma parcela da sociedade que não era beneficiada com as leis vigentes daquela época se revoltaram provocando diversos conflitos, o governos brasileiro está retrocedendo na história com as leis de cotas. Porque está criando uma semente que por conseguinte gerará futuras divisões e conflitos raciais e sociais com a ideia de criação de raças e direitos somente aos negros e as pessoas menos favorecidas no âmbito econômico.    Além disso, pode considerar as leis de cotas, como uma estratégia do governo brasileiro em tentar arrumar uma solução barata para os cofres públicos. Porque, a melhor alternativa seria o real investimento das lideranças políticas no sistema de ensino brasileiro, que está em uma estado precário, ao invés de intensificar uma discriminação racial e social disfarçada existente no Brasil. Dessa forma, igualando o nível de todos os estudantes de todas as escolas do brasil, seja ela particular ou pública.    Diante disso, percebe-se que as leis de cotas além de poderem provocar  conflitos e divisões, é uma alternativa barata para os cofres públicos, comparando se o governo realmente focasse no problema que é o ensino público precário. Desse modo, medidas são necessárias para substituir esses direitos raciais e sociais para a entrada na universidades federais e estaduais, como a revogação da leis de cotas pelo governo federal, tirando assim a ideia existente de raças. Em conjunto a isso, o aumento dos investimentos nas escolas públicas pelo Ministério da Educação se faz necessário, visando igualar o ensino público brasileiro com o particular.