Materiais:
Enviada em: 16/03/2018

Inclusão não é por cotas   As cotas é um projeto social que foi criado a algum tempo com o objetivo de incluir as pessoas de baixa renda nas universidades públicas. Entretanto, o foco deveria ser melhorar as escolas coletivas, pois não possuem ensino básico de qualidade. Assim as cotas são um retrocesso, porque elas não resolvem o principal problema e sim remediam a consequência desse.   As escolas públicas são gratuitas, o que não é grande vantagem, já que apresentam diversos problemas, por exemplo: pouca infraestrutura, escassez de livros e falta de professores qualificados. Isso é preocupante, por que quem entra nessas instituições geralmente são pessoas de baixa renda, que não possuem condições de pagar um ensino particular. Assim , os estudantes de escola privada por ter todos os recursos possíveis ao seu dispor, entram com mais facilidade nas universidades públicas.   O governo para diminuir a desigualdade de pessoas ricas e pobres nas universidades públicas, criou as cotas, estas não solucionaram o principal problema, que é o ensino básico. Países como Suécia e Índia que tiveram o mesmo problema, adotaram os vouchers, ideia do economista Milton Friedman, que é o estado pagar a mensalidade para os alunos que quiserem estudar em escolas particulares, o que teve como consequência melhoras na educação.   Logo, para ter igualdade de oportunidades, é mister que o estado privatize as escolas públicas gerando então concorrência e ao invés de dar cotas, dê vouchers aos alunos para que eles escolham onde querem estudar, assim irá fechar as escolas que forem ruins, criará realmente uma verdadeira meritocracia e terá inclusão.