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Enviada em: 29/04/2018

Karl Marx, pensador alemão, acredita que os indivíduos devem ser analisados de acordo com o contexto de suas situações sociais, já que produzem suas existências em grupo. Nessa lógica, torna-se pontual compreender que o inserimento das cotas como forma de ingresso às universidades públicas colaboram para equalizar o acesso ao ensino superior. Isso significa que a desigualdade social e o preconceito racial enraizado na população corroboram para a necessidade da existência do processo das cotas.       Em primeira análise do processo, observa-se que de acordo com Durkheim a educação é um meio para viver em sociedade, haja vista que se cria uma noção de coletividade. Essa questão é pertinente, uma vez que a diferença social entre pobres e ricos também é um reflexo na educação, pois as pessoas mais carentes não têm as mesmas oportunidades de ensino devido à defasagem do ensino público em relação ao particular. Isso se deve aos irrisórios investimentos nas instituições públicas, tendo como consequência um menor ingresso dos pobres nas universidades. É indiscutível, então, reforçar e melhorar as verbas voltadas para as redes públicas.       Ademais, outra razão fundamental para a consolidação desse pensamento é o fato de que, desde o período colonial, o preconceito está presente na sociedade por causa do sistema de produção escravista. Nesse caso, o equívoco eclode no erro de se acreditar que esse ponto não interfere na questão educacional. Entretanto, sabe-se que tal relato não pode ser confirmado, porque os maus tratos no século XVI geraram a segregação populacional e fez com que essa parcela ficasse isenta de formas de ensino favoráveis. Diante desse quadro, não se pode adiar o fortalecimento de medidas inclusivas dos negros na educação vigente.        Portanto, o posicionamento assumido nessa discussão demanda duas medidas pontuais. A princípio, o Ministério de Educação deve estabelecer como meta intensificar a qualidade do ensino na rede pública, fornecendo melhor qualificação aos professores, com intuito de que possa atribuir o mais adequado ensino aos alunos, a fim de que se finde a diferença entre a escola pública e privada. A outra ação precisa ser fomentada pelo Governo Federal juntamente com a mídia, no sentido de aumentar as campanhas de conscientização contra o preconceito, para que os negros possam viver sem divergências socialmente. Com esses direcionamentos, os indivíduos, como advoga Marx, irão coexistir melhor socialmente com a existência de cotas.