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Enviada em: 20/04/2018

"A história de todas as sociedades até hoje existente é a história da luta de classes". Através dessa alusão de Karl Marx, podemos descrever perfeitamente o atual paradigma do ensino educacional brasileiro, que se encontra em em total carência educativa, principalmente em escolas públicas, onde a demanda de aluno é maior, e por conta dessa carência nas redes públicas, podemos constatar que milhares de jovens apresentam grandes deficit educacional, que futuramente irá se desenvolver e se tornar grandes obstáculos entre eles e as universidades.   Diante disso, foi criado o sistema de cotas nas universidades, permitindo uma melhor oportunidade para poder entrar nessas instituições. Entretanto o sistema de cotas tem como finalidade pagar uma divida com os nossos ancestrais, que na época do Brasil colonia foram escravizados por muito tempo, também tem como finalidade a reparação da falta de infraestrutura estudantil, que ainda continua presente, e tudo isto está disfarçado na finalidade de inclusão e desigualdade estudantil.    Em contra partida, observa-se que o número de estudantes cotistas presentes nas universidades estar cada vez maior, isso significa que o objetivo de reparação e inclusão feito pelo sistema de cotas está funcionando, porém o número de estudantes que não conseguem entrar nas faculdades é ainda maior, gerando assim uma grande preocupação entre as famílias brasileiras.     Portando, o ministério da educação, as universidades e os estados deve-se juntar e criar planos onde primeiramente o ministério da educação e as universidades se juntem em prol de intensificar o sistema de cotas, e assim tentar diminuir a desigualdade, enquanto o ministério da educação mais os estados deve-se se juntar para criar um novo sistema educacional público de qualidade, para que no futuro próximo os estudantes possam competir com os outros estudantes de escola privadas, pela mesma vaga nas universidade sem precisar de cotas.