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Enviada em: 15/10/2018

Segundo o filósofo Aristóteles "devemos tratar igualmente os iguais e desigualmente os desiguais". Sendo assim, é notória a importância das cotas no meio educacional, tendo em vista a ligação entre as desigualdades e o acesso as universidades. Porém, insuficiente do ensino básico da rede pública e o racismo presente na sociedade transformam as cotas em algo para esconder os problemas sociais e não para resolve-los.   Mormente, cabe analisar a situação precária das instituições públicas. Nesse sentido, torna-se injusto alunos da rede pública competirem diretamente com estudantes da rede privada. Sob essa ótica, a pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior corrobora a importância a assistência do Estado aos que precisam. Em suma, a pesquisa afirma que 76% dos estudantes não ingressaram na faculdade por falta de dinheiro. Assim, é evidente a importância das cotas no âmbito atual. Entretanto, o problema está longe de ser resolvido.    Outrossim, é importante ressaltar o preconceito racial presente na sociedade. Destarte, um ponto essencial é a pesquisa realizada pelo IBGE, na qual apresenta que o número de negros nas universidades subiu 5,5% para 12,8% desde a implementação do sistema de cotas. Com isso, é evidente que as cotas tornaram as universidades realidade para parte dos jovens. Todavia, enquanto a população acreditar apenas na meritocracia e negar a crença da sociedade no darwinismo social e na superioridade de raças o sistema de cotas continuará sendo visto como privilégio.     Fica claro, portanto, que é dever do Ministério da Educação (MEC)  junto com o Governo Federal melhorarem o ensino básico público e darem auxílio financeiro para os estudantes, por meio de aulas, acesso a novas tecnologias, cursos técnicos e programas sociais, com o intuito de incentivar os alunos a estudarem e almejarem a faculdade. Ademais, cabe ao MEC em parceria com a mídia educar a população quanto ao racismo e  importância das cotas, através de novelas, documentários, programas e aulas sobre o assunto, com o objeto de tornar a sociedade mais empática.