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Enviada em: 04/04/2019

No século XXI,no Brasil,as discussões a respeito da promoção de igualdades são inúmeras;entre elas se destaca o sistema de cotas nas universidades.Nesse contexto,segundo Aristóteles,"Devemos tratar igualmente os iguais e desigualmente os desiguais na medida de sua desigualdade."Dessa premissa,questiona-se:para uma sociedade que luta por igualdade de direitos usar os métodos cotistas é um avanço ou retrocesso?    Em primeiro plano,cabe ressaltar que,em 2004,na Universidade de Brasília,(UnB),foi implantado pela primeira vez o sistema de cotas raciais.No entanto,ainda hoje,o uso das mesmas tem sido um problema para muitas pessoas.É um direito do indivíduo o acesso a educação de qualidade e justamente por existir uma falha na educação pública de base no Brasil que as cotas se tornam necessárias,principalmente,para os de renda mais baixa,que se destacam,em sua maioria,como negros.É notório,portanto,que se trabalhada a base da educacional brasileira  igualando ensino público e privado o sistema de cotas não será mais tão necessária.     Outro fator imprescindível é que,pautados na ideia de que não existem raças humanas,no quesito biológico,algumas pessoas definem as cotas como um meio de formar mais desigualdade entre os estudantes,analisando as diversas opiniões a respeito do método de ingresso em grande parte das universidades hoje.Alguns dizem que o sistema trata com ainda mais desigualdade os cotistas,os colocando em posição de inferioridade intelectual.De acordo com a Constituição de 1988,artigo 5°,é inviável o direito a vida,liberdade e igualdade.Por certo,é notório que a lei assegura o direito do ser humano,todos devem ter seus direitos garantidos,e,visando a atual conjuntura do Brasil,principalmente a educacional percebe-se que ainda que a ciência não confirme a existência de raças no mundo,o país pela sua herança escravocrata e excludente as criou e as perpetua até hoje.Logo,torna-se visível que as cotas são avanços rumo a igualdade e ao cumprimento das leis.    Conclui-se,portanto,que todo problema permanece parado a menos que uma força seja aplicada sobre ele.Dessa forma,cabe ao governo,juntamente com a o Ministério da Educação,a ampliação dos investimentos na educação de base,para que dessa maneira a defasagem educacional possa ser resolvida.Além disso,é papel da mídia,devido seu alcance nacional,por meio das ONGs e dos telejornais,a criação de campanhas e palestras que mostrem a toda população que ainda que raças não existam para a ciência a nossa sociedade as criou conforme seus ideais e colocou algumas posição menos favorecida,desse modo a população perceberá o progresso que as cotas fornecerão a sociedade.