Déficit habitacional no Brasil

Envie sua redação para correção
    Desde o iluminismo, entende-se que, uma sociedade só progride quando um se mobiliza com o problema do outro. Entretanto quando se observa a questão da ocupação habitacional, percebe-se claramente que esse ideal iluminista é constado na teoria e não desejavelmente na prática, e a problemática persiste intrinsecamente ligada à realidade do país em pleno século XXI. Dentro desse contexto convém analisar a crise econômica enfrentada pela nação, o desemprego populacional e suas reais consequências. 
    É indubitável que, a questão constitucional e sua aplicação estejam entre a causa do problema. Segundo o Filósofo Grego Aristóteles, a política é utilizada de modo que, por meio da justiça, o equilíbrio seja alcançado na sociedade. De maneira análoga é possível perceber que, no Brasil a questão do descaso de obras governamentais rompe essa harmônia, haja vista que, foram construídas muitas residências para abrigar os necessitados, porém grande parte dessas moradias estão abandonadas e inacabadas, em prova disso, destaca pesquisas realizadas pelo jornal O GLOBO (2016), eles afirmam que, de 12 mil moradias construídas pelo governo, 60% estão sem moradores, devido ao alto valor do  aluguel cobrado pelas construtoras, com isso muitas famílias carentes vão morar nas ruas e entrar no mundo do crime.
    Faz-se mister, ainda, salientar a questão do desemprego como fator impulsionador do problema . De acordo com o Sociólogo Contemporâneo Émile Durkheim, o fato social exprime, pensamentos homólogos, coercitividade e também o questionamento da racionalidade do ser humano, ético e moral. Partindo desse pressuposto, torna-se notório que, com o aumento da taxa de desemprego no país, torna-se quase impossível a população de classe média baixa adquirir um imóvel próprio, devido ao seu salário ser extremamente baixo e dar apenas para pagar as contas no final do mês, ou seja, não dar para realizar um financiamento de uma residência.
    É evidente portanto, que há entraves para a solidificação de políticas harmônicas visando o bem populacional. Desarte, de acordo a Constituição Federal, todos os brasileiros tem o direito á moradia, no entanto o governo federal como um todo, em parceria com todos os estados do Brasil, realizar e ampliar obras inacabadas a fim de ajudar a população mais carente tornando-a vida delas melhor e tirando-as das ruas. Já as construtoras que realizam as obras de casa própria junto ao estado, abaixar o preço do financiamento a fim de que grande parte da população de classe média baixa tenha reais condições de ter sua residência, sendo assim fugindo dos preceitos da caverna de Platão