Déficit habitacional no Brasil

Envie sua redação para correção
    O grito do povo
         Servido como pano de fundo na obra O cortiço, de Aloísio Azevedo, a segregação espacial tem sido um fator limitante na obtenção da harmonia social. Esse fato nega o direito à moradia no território nacional e, consequentemente, os direitos humanos como o acesso à saúde, educação e segurança, Tendo em vista tal problemática com bases sólidas, faz-se necessária a criação de medidas que alterem essa situação.
         Inicialmente, é necessário ter em mente que o seculo XX foi marcado por um intenso processo de êxodo rural consolidando a urbanização em determinadas regiões do Brasil, sobretudo o sudeste. Tal fenômeno gerou o que geógrafos denominam de inchaço urbano que dificulta o acesso de todos aos recursos necessários para a boa vivencia nas cidades como destaque a falha sociopolítica quanto aos direito á moradia, problema que tem como base a grande desigualdade social persistente no país.
       Ademais, é interessante salientar a importância do setor politico nessa situação. Visando a dinamização da questão habitacional. o governo do Lula lançou mão do programa Minha Casa, Minha Vida de forma que ocorresse a retirada da população marginalizada de encostas e de outros locais instáveis, e vitimas de fenômenos como a especulação imobiliária e supervalorização de terrenos e imoveis. Entretanto, o grande câncer brasileiro, a corrupção, acaba por dificultar a realização do programa, atrasando a construção das casas e favorecendo o isolamento social das vitimas.
         Urge, portanto, uma alteração na perspectiva social brasileira. Tendo como base a divisão dos tres poderes de Montesquieu, o legislativo deve criar leis que corroborem programas como feito pelo governo Lula; o execitivi e o judiciario devem, respectivamente, executar e julgar tais leis dentro dos principios estabelcidos. Aliada a isso, a base de tal problema, a desigualdade social, deve ser diminuida por meio de uma melhoria no acesso à educação de qualidade atendendo ao grito do povo pelos direitos necessários para a consolidação da harmonia social.