Déficit habitacional no Brasil

Envie sua redação para correção
    O processo acelerado e desordenado de urbanização no Brasil, iniciado na década de 1930, produto do êxodo rural ocorrido por uma grande parte da população, em busca de melhores condições de vida nas áreas industrializadas, acarretou em um problema enfrentado pelo país na contemporaneidade: o déficit habitacional, devido a carência de planejamento das cidades. Dessa forma, é notório a tamanha necessidade da ocorrência de algumas mudanças para reverterem esse quadro.  
          Em primeiro lugar, para ampliar o conhecimento acerca desse assunto, ressalta-se o enorme contingente populacional deslocado em direção as cidades, pela grande atratividade apresentada, no início da industrialização, de ofertas de empregos. Todavia, esses espaços sofreram superlotação, incapacitando o Governo de atender total demanda, causando uma carência na infraestrutura para todos, principalmente, em relação as moradias. Dessa maneira, como solução, parte da sociedade encontrou nos locais irregulares, sendo encostas, barrancos, áreas públicas e privadas, lugares livres para suas habitações, a qual acarretou no fenômeno da favelização.
          Em segundo plano, apesar da existência de moradias inadequadas no Brasil, é inegável o fato de que algumas tentativas já foram implementadas, como a criação do projeto "minha casa minha vida", no governo do ex presidente, Luíz Inácio, a qual concedeu e melhorou moradias de muitos. Entretanto, essa medida foi insuficiente para findar o problema, poir estatísticas do site sce.gov.br apontam um déficit de quase 8 milhões de casas no país, para que assim toda população seja devidamente atendida.
          Portanto, é de extrema relevância para conquistar uma sociedade mais justa e igualitária, que algumas medidas sejam tomadas. Como, um ampliamento do projeto "minha casa minha vida" para atender toda população, retirando as pessoas dos locais irregulares, concedendo oportunidades à elas
    de garantirem habitações com saneamento básico e fora de risco de desabamento. Outrossim, é importante a ocorrência da reforma agrária que ceda terras no campo para as pessoas que foram em direção as cidades por falta de locais para trabalho, transformando-os em pequenos agricultores, que auxiliem, até mesmo, na economia do país.