Envie sua redação para correção
    Desde a Revolução Francesa a população já lutava pelos seus direitos políticos e sociais, estando incluso o direito pela moradia adequada. Hoje, houve um retrocesso nos direitos alcançados pelo movimento revolucionário, tendo em vista que, uma minoria social da comunidade brasileira hoje habita residências inadequadas. Qual o motivo desse retrocesso? E quais suas consequências?  
      Conforme a última constituição vigente no Brasil, todo cidadão tem direito a uma moradia adequada. No entanto, por causa de ações corruptas dos políticos nem todos têm esse direito assegurado. Como já dizia Eça de Queirós: Políticos e fraldas devem ser trocados de tempos em tempos pelo mesmo motivo. Muito dinheiro que é destinado para garantir essa regalia é desviado dos cofres públicos e não chegam ao seu destino final, tornando impossível que parte dessa população o usufrua. 
      As consequências desse ato são inúmeras e alarmantes. Muitos por não terem para onde ir acabam ocupando locais em condições totalmente inabitáveis, como nos morros, onde há grandes riscos de desabamentos ou em regiões ribeirinhas, onde há perigo de alagamentos. Em ambos os casos, na maioria das vezes, a comunidade não tem acesso a direitos fundamentais, como à saúde, ao transporte público e á educação. Os deixando totalmente isolados.
      Contudo, medidas devem ser tomadas para resolver o impasse. A mídia tem o papel de denunciar atos ilícitos e a incentivar a criticidade das pessoas por meios de campanhas informativas para que se tenha uma sociedade mais justa. E o próprio indivíduo deve procurar sempre ampliar seus conhecimentos para saber sobre seus direitos e, quando esses forem negados, o indivíduo deve se manisfestar em meio público e procurar políticos para exigir o que é seu por direito.