Envie sua redação para correção
    Todo brasileiro tem direito a moradia
      Em 2008, segundo o IBGE(Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), cerca de 5,8 milhões de brasileiros não tinham acesso a moradias dignas, tal problema ocorre, principalmente, nos grandes centros urbanos.
      Segundo a Constituição, cabe ao Estado, garantir a casa própria a cada brasileiro, porém, existe a falta de uma política protecionista no Brasil, que causa o surgimento dos "sem teto", pessoas que pela falta de moradia são obrigadas a morarem nas ruas.
      O êxodo rural contribuiu de maneira significante para o aumento da especulação imobiliária, com o aumento dos preços dos imóveis na áreas centrais a população de baixa renda acabou se concentrando nas periferias das grandes cidades, causando assim, a favelização, local onde não há prestação de serviços urbanos, tais como, acesso a rede de esgoto, a rede de água e a iluminação pública.
      Contudo, é necessário que o governo realize uma reforma urbana, com a desapropriação de grandes proprietários de imóveis, que utilizam esses locais para a especulação, direcionando essas moradias para as pessoas que não possuem casa própria. É necessário também, aumentar os subsídios destinados ao programa "minha casa, minha vida", na construção de novas casas, para que a população que vive nas periferias possam ter acesso aos serviços urbanos e a dignidade que lhes são de direito.