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Enviada em: 13/04/2018

O sociólogo e filósofo polonês Zygmunt Bauman, retrata em sua obra "Modernidade Líquida" a fluidez das relações sociais e a rapidez na maneira em que as pessoas transformam seus estilos de vida. Desse modo, notamos um mundo cada vez mais desenvolvido que consome o tempo das pessoas, gerando dentre tantos problemas a má alimentação. Nessa temática, destaca-se a obesidade infantil, que tem como uma de suas causas à influência dos mercados consumidores alimentícios e traz como consequência problemas de saúde a curto e longo prazo, aliado ao preconceito.         Em primeiro plano, é ineludível que a obesidade infantil mostra-se como um grave problema de saúde pública no Brasil. Segundo dados do IBGE (2010), cerca de 15% das crianças com idade entre 5 e 9 anos têm obesidade, doença essa que pode ser causada por herança genética, mas têm como seu principal influenciador o marketing de alimentos industrializados e o baixo custo dos mesmos. Logo, as comidas industrializadas, como os Fast Food, ganham espaço com suas propagandas midiáticas e seu custo barateado, chamando a atenção da população em geral, principalmente das crianças.        Em segundo plano, podemos destacar às consequências da obesidade na vida das crianças. Evidencia-se, que uma alimentação incorreta pode levar ao excesso de peso, que ocasiona problemas de saúde, como: dificuldades respiratória, problemas cardíacos, riscos de diabetes, entre outros. Além disso, o excesso de peso acaba se tornando motivo de chacota entre às crianças, segundo uma pesquisa realizada pela USP de Ribeirão Preto, aproximadamente 18,6% dos estudantes sofrem preconceito devido a aparência do corpo. Nesse prisma, revela-se indubitável que a obesidade infantil, gera diversas dificuldades e adversidades na vida das crianças, e torna-se essencial medidas amenizadoras da problemática.        Destarte, faz-se necessário que o Ministério da Educação, em parceria com às escolas, invista em programas integrais que promovam ambientes escolares mais saudáveis. Através de aulas sobre saúde e nutrição, implementação de projetos esportivos no contra turno, que promovam atividades físicas, e que possam reduzir o comportamento sedentário entre às crianças. Dessa forma, construiremos uma geração mais saudável e melhoraremos a qualidade de vida por meio da educação, reduzindo umas das consequências da pós-modernidade, descrita por Bauman em sua obra.