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Enviada em: 30/03/2018

Obesidade infantil       Segundo Platão,"O importante não e viver, mais viver bem". A qualidade de vida tem tamanha importância de modo que ultrapassa, a própria existência. Entretanto no brasil essa não é uma realidade observada no âmbito alimentar da sociedade, de modo ao tentar aproximar a realidade descrita por Platão, da vivenciada por esses indivíduos, as famílias e as escolas contribuem com a problemática em contexto.     Parafraseando Paulo Freire, "Se a educação não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda." Por conseguinte, é de extrema importância que a questão da obesidade infantil esteja inserida na formação educacional e familiar, contudo essa não é a prática vivenciada no país, o que dificulta a aproximação da realidade em questão.      Ademais, a situação se agrava tendo em vista o contexto atual enfrentado pela sociedade em questão como impulsionador do problema. Por outro lado, é preciso mudar esse comportamento que vem gerando diversos tipos de doenças como Síndrome metabólicas “O ser humano é aquilo que a educação faz dele.” Immanuel Kant. Portanto a formação escolar tem um papel primordial na reeducação alimentar, promovendo palestras e reuniões com os familiares, com o intuito de mostrar o seu papel nessa prevenção.        É evidente, portanto, que ainda há entraves para garantir a solidificação de políticas que visem a construção de um mundo melhor. Destarte, o governo federal juntamente com os Órgãos educacionais, deve elaborar projetos voltados para a restruturação social promovendo uma reflexão histórica. Como já dito pelo pedagogo Paulo Freire, a educação transforma as pessoas, e essas mudam uma sociedade. Logo, o ministério da Educação (MEC) deve instituir, nas escolas, palestras ministradas por profissionais de saúde alimentar, que discutam a prevenção e/ou combate a obesidade infantil no país.