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Enviada em: 04/03/2018

Segundo Oscar Wilde, escritor britânico do século XIX, " O primeiro passo é o mais importante na evolução de um homem ou nação". Dessarte, é preciso, pois, sair da inércia e engendrar - de maneira consciente - medidas cuja asserção seja combater a obesidade infantil. Dessa forma, é de suma importância uma análise mais abrangente das circunstâncias, tendo em vista atenuar seus impactos. Em primeiro lugar, é precípuo ressaltar a importância da publicidade nesse problema. Dessa maneira, as propagandas tiveram grande relevância em períodos importantes da história, como, por exemplo, durante a segunda guerra mundial e a guerra fria. No entanto, essa modulação vem mudando, de forma significativa, os hábitos alimentares de crianças e adolescentes. Com isso, essa mudança perpassa em uma ideia falseadora e maquiladora da realidade, haja vista uma imagem de saborosidade e prazer nelas passadas. Portanto, as crianças, por não serem dotadas de um senso crítico aguçado se deixam seduzir por essa falácia. O problema, não se resume a essa situação. Outrossim, é imperioso ressaltar a importância da família nessa questão. À vista disso, é bem sabido que o número de campanhas de educação alimentar vem aumentando. Todavia, em uma sociedade que segue os ditames capitalista isso parece ser pouco importante. Dessa maneira, em um mundo acelerado, a praticidade parece reinar, e a saúde fica para segundo plano. Diante disso, pais e mães oferecem aos filhos alimentos rápidos de serem preparados e saborosos, porém, pouco saudáveis. Seguindo essa lógica, o sociólogo Émile Durkheim discorreu sobre o fato social ser a maneira coletiva de pensar e agir. Com isso, em uma família onde praticas nada saudável torna-se naturais, pela convivência em grupo, essa naturalidade passará aos filhos. Logo, a situação em voga necessita de medidas eficientes para o seu combate. Fica evidente, portanto, a proeminência de medidas concretas para esse revés. Primeiramente, compete ao CONAR, Conselho Nacional de Autorregulação Publicitária, instaurar punições cabíveis às empresas que se valem de propagandas enganosas e direcionadas especificamente às crianças. Ademais, compete à família mudar seus hábitos, sejam ele alimentares ou físicos, buscando dar exemplo sobre a importância de um corpo ativo e saudável. Quem sabe assim, a sociedade reconheça a relevância de uma alimentação balanceada.