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Enviada em: 13/03/2018

De acordo com a Teoria Malthusiana, a população cresce em progressão  geométrica, enquanto a produção de alimentos aumenta em progressão aritmética .Entretanto, pesquisas revelam que essa produtividade está se expandindo cada vez mais, no entanto não no mesmo ritmo do consumo.Tal fato pode ser visto na elevação dos índices de obesidade , especialmente, em crianças de 5 a 9 anos de idade.  Em primeiro lugar, a intensificação da obesidade se deve , em grande parte, à pessima alimentação das pessoas, na qual alimentos extremamente saturados se tornam presentes em suas dietas. O consumo exacerbado destes produtos ,juntamente, com o sedentarismo são fatores marcantes para o desenvolvimento de doenças mais graves, como a dibete e a himpertensão.  Além disso, a mídia funciona como um instrumento relevante na determinação de produtos que devem ser consumidos. De acordo com W.H Auden, "O que a mídia de massa oferece não é arte popular, mas entretenimento que é destinado a ser consumido como comida, esquecido, e substituído por um novo prato".Por meio dessa citação, é evidente a relação da mídia com a elevação da obesidade infantil, na medida que esse meio divulga os alimentos em alta e os serviços de atendimento rápido.  Diante aos fatos elencados, é cabível que o Governo Federal adote medidas de prevenção à obesidade,tais como conscientização da não ingestão de produtos demasiadamente gordurosos e doces, através do desenvolvimento de campanhas publicitárias, propagandas nos meios de comunicação mais eficazes e palestras que esclareçam dúvidas sobre a doença. Para mais, é necessário que a mídia modere na divulgação de produtos considerados ofensivos direcionados ao público infantil, trocando essas publicidades por programas que incentivem uma boa educação alimentar. Assim, será possivel , a longo prazo, diminuir consideravelmente as taxas de obesidade infantil.