Materiais:
Enviada em: 25/03/2018

Desde o Iluminismo, entende-se que uma sociedade só progride quando um se mobiliza com o problema do outro. No entanto, quando se observa a obesidade infantil, no Brasil, hordiernamente, verifica-se que esse ideal iluminista é constatado na teoria e não desejavelmente na prática. Então, a problemática persiste intrisecamente ligada à realidade do país, seja pela má alimentação e falta de exercícios, seja pela da mídia.       É indubitável que a questão constitucional e sua aplicação estejam entre as causas do problema. Assim, segundo o filosofo grego Aristóteles, "a política deve ser utilizada de modo que, por meio da justiça, o equilíbrio seja alcançado na sociedade." De maneira análoga, é perceptível que, no Brasil, a mídia rompe com essa harmonia, visto que ela tráz propagandas de alimentos com alto teor calórico, ricos em lipídeos, dessa forma, utilizam a televisão e na internet, principalmente em horários em que as crianças são os públicos alvos, para convencê-los a consumirem esses alimentos.       Outrossim, destaca-se a má alimentação e falta de exercícios como impulsionadores do problema. De acordo com Durkheim, o fato social é uma maneira coletiva de agir e de pensar, dotado de exterioridade, coercitividade e generalidade. Seguindo essa linha de pensamento, observa-se que a saúde deve ter grande importância na vida dos indivíduos, utilizando de uma boa alimentação para manutenção do corpo e exercícios para fazer a queima de gorduras no organismo.       É evidente, portanto, que ainda há entraves para garantir a solidificação da construção de um mundo melhor. Descarte, o Ministério da Saúde deve  promover projetos publicitários, por meio das redes sociais e pela televisão, a fim de levar enfase ao assunto. Como já dito pelo pedagogo Paulo Freire, a educação transforma as pessoas, e essas mudam o mundo. Logo, o Ministério da Educação (MEC) deve instituir, nas escolas, palestras ministradas por médicos, que discutam o combate combate à obesidade infaltil, a fim de que o tecido social se desprenda de certos tabus para que não viva a realidade das sombras, assim como na alegoria da caverna de Platão.