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Enviada em: 26/03/2018

"Desde pequeno nós comemos lixo comericial e industrial". O trecho da música "Geração Coca-Cola" da banda de rock Legião Urbana ficou famosa ao mostrar a realidade alimentar que desde cedo é adotada pelas pessoas, uma vez que, o estímulo ao consumo tornou-se um fator primordial para manuntenção do sistema capitalista. Nesse sentido, os problemas relacionados ao combate da obesidade infantil persistem intrisecamente ligados à realidade do Brasil, seja pela má formação de valores dos setores da imprensa, seja pela atuação insatisfatória das instituições educacionas para tratarem o problema em questão.         Nesse contexto, observa-se preocupações associadas ao tema, sendo necessário buscar as causas da questão, entre as quais, emerge como a mais recorrente as propagandas voltadas ao público mais jovem, as quais podem influenciar nos hábitos alimentares, podendo alterar, consequentemente, o desenvolvimento físico e a saúde das crianças. Além disso, os brindes que acompanham as refeições infantis ofertados pelas grandes redes de lanchonetes aumentam o consumo de alimentos muito calóricos e prejudiciais à saúde. Esse crescimento da ingestão de alimentos pouco saudáveis pode acarretar o surgimento precoce da obesidade.         Outro ponto que merece atenção, está relacionado à atuação insatisfatória das instituições educacionais, que não dispõe de muitas opções saudáveis nas cantinas para que os alunos possam fazer refeições nutritivas. Tal situação ocorre devido à falta de prossionais da saúde (como nutricionistas) para prescreverem a alimentação correta e importante na fase de crescimento. Com isso, a maior preocupação dessa má alimentação é a multiplicação de notícias como a que foi divulgada pelo Ministério da Saúde, a qual diz que, uma em cada três crianças pesquisadas, com idade entre 5 e 9 anos, estão com excesso de peso.         Portanto, é evidente que ainda há desafios de combate à obesidade infantil. Logo, o Estado deve regular os conteúdos veiculados nas campanhas publicitárias, para que essas não tentem convencer pessoas que ainda não têm o senso crítico desenvolvido. Além disso, ele deve multar as empresas publicitárias que não respeitarem suas determinações, a fim de propiciar a existência de uma sociedade equilibrada. Além disso, o poder legislativo em parceria com o Ministério da Saúde, por meio de um projeto de emenda constitucional, deve tornar obrigatório ter uma nutricionista nas escolas, para que o habito da alimentação saudável seja oferecido na escola e a "Geração Coca-Cola" não faça mais parte da realidade do país.