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Enviada em: 30/03/2018

O Brasil saiu do mapa da fome no começo dos anos 2000, e cerca de 10 anos depois observa um aumento preocupante da obesidade na população e em especial das crianças. Tal problemática deve-se a inúmeros fatores como a falta de educação alimentar das famílias, e também as propagandas desenfreadas que as empresas desse setor fazem ao público infantil. Logo, é importante propor medidas que modifiquem esse cenário.    Em primeiro lugar, muito se atenta as consequências da obesidade e não a doença em si. Ademais, em vez de realizar campanhas que diminuem os casos de diabetes e hipertensão, por exemplo,  é necessário analisar a educação alimentar que as famílias possuem, visto que os pais interferem diretamente na comida das crianças. Ainda mais, é importante salientar que já existem projetos que proíbem a venda de doces, refrigerantes e frituras nas escolas, porém não é um avanço significativo, pois fora desse ambiente não ha um rigor na nutrição dos petizes. Enfim, fica evidente que é necessário a reeducação alimentar dos pais a fim de tratar a obesidade de forma agressiva e não paliativa.    Outrossim , outro fator que intervém na nutrição dos infantes é a indústria alimentícia. Estes investem  em cores, personagens de desenho animado e até brinquedos para chamar atenção dos pequenos, junto dos alimentos que em sua maioria não trazem benefício algum a saúde.  Ademais, a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) confirma que essas propagandas influenciam bastante na escolha das crianças quando estão no mercado. Apesar de, existir leis que regulamentem a publicidade infantil, esta não tem assegurado os pequenos , por conseguinte urge medidas mais eficientes para que a proteção total deles ocorra.   Fica evidente, portanto, a necessidade da sociedade civil e o Estado trabalharem juntos a fim de solucionar essa questão. A priori, o guia alimentar para a população brasileira criado no ano de 2014 deve ser melhor explorado por escolas, programas televisivos e unidades básicas de sáude para que as pessoas de todas as esferas sociais tenham acesso a esse conhecimento, como resultado os pais iram controlar e oferecer uma alimentação saudável para seus filhos. Além disso, o Estado deve aumentar os impostos para as empresas que ultrapassarem os limites propostos pela legislação vigente a respeito da publicidade infantil e também utilizar as mesmas estratégias contra o cigarro com imagens que mostram o real efeito do alimento não saudável.