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Enviada em: 01/04/2018

´´ O importante não é viver, mas viver bem´´. Segundo Platão, a qualidade de vida tem tamanha importância de modo que ultrapassa a da própria existência. Entretanto no Brasil, essa não é uma realidade para as nossas crianças, uma vez que, a obesidade e o sobrepeso podem afetar a auto-estima. Para isso, ao invés de agir para tentar aproximar a realidade descrita por Platão da vivenciada por estes indivíduos, as mídias digitais e má educação alimentar promovida por pais e escolas acabam contribuindo para a situação atual. Primeiramente, uma das razões que leva a esse preocupante quadro é o uso excessivo e precoce das mídias digitais, visto que, as crianças encontram online diferentes formas de entretenimento, substituindo as tradicionais brincadeiras ao ar livre. Essas atividades  poderiam funcionar como maneiras alternativas de se praticar exercícios físicos, prevenindo assim doenças crônico-degenerativas e o quadro de obesidade. Outro problema agravante que compromete a saúde infanto-juvenil, é a má educação alimentar. Quando Sêneca afirma que ´´ a educação exige os maiores cuidados, porque influi sobre toda a vida´´ ratifica a importância de se educar o paladar desde cedo para o consumo de alimentos saudáveis, o que deveria ser promovido pelos pais e pela escola, com a merenda escolar adequada. Dessa forma, o sobrepeso e a obesidade infantil, acabam funcionando conforme a segunda lei de Newton, a lei da inércia, a qual afirma que um corpo tende a permanecer no seu movimento até que uma força atue sobre ele mudando-o de percurso, o que dificulta a aproximação da realidade descrita por Platão. Portanto, torna-se evidente a necessidade de uma tomada de medidas que aproxime as duas realidades. Por conseguinte, seria interessante que o ministério da educação, criasse políticas públicas escolares que melhorassem a qualidade da merenda escolar, com a adoção de um cardápio com alimentos naturais e saudáveis e que proibissem a venda de alimentos com alto teor de gordura na escola, como salgados e refrigerantes. A mídia, o quarto poder, poderia criar campanhas publicitárias de conscientização à respeito da má alimentação proveniente de casa e de como ela pode provocar sobrepeso e obesidade infantil.