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Enviada em: 28/03/2018

A obesidade infanto-juvenil, têm chamado a atenção do Ministério da Saúde, após o aumento de crianças e jovens com sobrepeso no Brasil, tal fato mostrou ser um problema de saúde pública. Um conjunto de fatores culturais familiares e a influência das grandes indústrias de alimento através do marketing mostrou ser a causa do problema. Mas, como solucionar essa questão? O excesso de peso em crianças gera impactos na qualidade de vida e na fase adulta. Segundo o Ministério da Saúde, uma em cada três crianças entre 5 a 9 anos estão obesas. O ambiente familiar e escolar de crianças com sobrepeso, não possui incentivo à prática de exercícios físicos e nem uma regulamentação sobre os hábitos alimentares. Por consequência, a chance dessa criança se tornar um adulto obeso e com doenças crônicas como diabetes e transtornos mentais como depressão, aumenta drasticamente.  A sociedade atual é extremamente consumista, e a população é sempre incentivada a comprar por todos os meios de comunicação, com as crianças não é diferente, pois são um público alvo das grandes indústrias de alimentos. O documentário "Criança, a alma do negócio", aborda de uma forma mais direta como a publicidade atua sobre a vida de meninos e meninas, incentivando eles a consumir muito desde jovem. É utilizado diversas estratégias para atrair o público infantil para restaurantes de fast-food, como a distribuição de brinquedos e até mesmo as cores do ambiente. Portanto, é necessário mudanças para intervir no problema. Como o Ministério da Saúde poderia criar uma campanha em parceria com alguma mídia televisiva mostrando os impactos da obesidade na infância até a vida adulta, afim de deixar esse problema em evidencia. O Ministério da Educação poderia elaborar cartilhas e palestras no ensino fundamental e médio para pais e filhos sobre a importância da alimentação saudável e das atividades físicas.