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Enviada em: 29/03/2018

Obesidade infantil       "O importante não e viver, mais viver bem" segundo Platão, a qualidade de vida tem tamanha importância de modo que ultrapassa, a própria existência, entretanto no brasil essa não e uma realidade observada no âmbito alimentar da sociedade, de modo ao tentar aproximar a realidade descrita por Platão, da vivenciada por esses indivíduos, as famílias e as escolas contribuem com a problemática.    Parafraseando Paulo Freire, "Se a educação não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda." Por conseguinte, é de extrema importância que a questão da obesidade infantil esteja inserida na formação educacional e familiar desde a infância, contudo essa não e a realidade vivenciada no país. Nesse sentido se aplica a primeira lei de Newton, "principio da inercia, a qual afirma que um corpo permanecerá em repouso ou em movimento uniforme a menos que tenha seu estado alterado pela ação de uma força."     Ademais, a situação se agrava tendo em vista o contexto atual da sociedade como impulsionador do problema. Por outro lado e preciso mudar esse comportamento que vem gerando diversos tipos de doenças como Síndrome metabólicas “O ser humano é aquilo que a educação faz dele.” Immanuel Kant  portanto a formação escolar tem um papel primordial  na reeducação alimentar.       É evidente, portanto, que ainda há entraves para garantir a solidificação de políticas que visem á construção de um mundo melhor. Destarte, o governo federal juntamente com os Órgãos educacionais, deve elaborar projetos voltados para a restruturação social promovendo uma reflexão histórica. Como já dito pelo pedagogo Paulo Freire, a educação transforma as pessoas, e essas mudam uma sociedade. Logo, o ministério da Educação (MEC) deve instituir, nas escolas, palestras ministradas por profissionais de saúde alimentar, que discutam a prevenção e/ou combate a problemática social que atinge os brasileiros.