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Enviada em: 17/08/2019

O Censo da Educação Superior, realizado pelo INEP, constatou mais de 54% de evasão no ensino universitário, sendo elas em rede pública ou privada. Sob tal ótica, uma das consequências desse abandono escolar se dá pelo fato de ainda, alunos não conseguirem conciliar estudos e trabalho ou a faculdade não apresentar estruturas para a formação. Mediante o exposto, ações precisam ser realizadas para tal cenário se reverter e consequentemente criarmos jovens formados e qualificados para o mercado de trabalho e também melhorarmos a economia do país.   Em primeira análise, a falta de recursos nas instituições gera uma problemática muito grande no âmbito profissional, pois, os alunos não são preparados de forma justa para entrarem em algum ofício e por consequência, leva a desistência do curso. De acordo com o site Universia Brasil, 75% das matrículas não chegam até a graduação.Mediante o exposto, propostas e ações precisam ser efetuadas pra tal cenário se reverter e melhorarmos a qualidade das faculdades.   Em segunda análise, de acordo com o Censo da Educação Superior, mais de 50% dos alunos precisam trabalhar e estudar, o que acarreta em uma rotina longa e exaustiva, deixando o aluno na maioria das vezes debilitado mentalmente.Por conta desse fato, a exaustão e também a falta de dinheiro gera essa evasão nos estudos que terá como consequência não só para a faculdade, como também para o aluno, que irá sair prejudicado sem uma formação e emprego fixo.   Portanto,urge que o Governo,por meio de projetos de lei,melhore a estrutura das universidades que terá como objetivo o acolhimento e capacitação dos alunos,independente do curso.Juntamente a isso,será necessário que o Ministério da Educação elabore por intermédio de programas financeiros educacionais,uma ajuda para os alunos que trabalham e estudam com o intuito de proporcionarem a oportunidade de esses universitários conseguirem estudar e obterem sua formação.Assim,surtirá um efeito de melhora no ensino superior e automaticamente na economia do país.