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Enviada em: 16/08/2019

Segundo Paulo Freire, pedagogo brasileiro, “Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda”. Todavia, a respeito da evasão universitária, é incontentável que medidas são necessária para superar esse desafio. Nesse contexto, deve-se analisar a insuficiência na administração das universidades públicas e, também, a carência de assistência aos alunos para a permanência no ensino.      Em primeira perspectiva, é importante destacar ao insatisfatório gerenciamento do ensino superior no Brasil. Ainda sob esse ângulo, de acordo com a primeira lei de Newton, sem nenhuma força exercida sobre o corpo, a tendência e permanecer em seu estado natural. Haja vista que os gestores das unidades de ensino superior, muita vezes, não possui capacitações fundamentais para condução dessas instituição. Assim sendo, são necessárias medidas para habilitação dos dirigentes a fim de melhorar a eficácia e direcionamento correto dos recursos disponibilizados.       Ademais, atrelado ao gerenciamento indevido, salienta-se à falta de assistência financeira para os discentes. Nesse viés, conforme pesquisa realizada pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), no país o índice de evasão universitária chegou a ser cerca de 21% nas instituições públicas e privadas juntas. Nas quais, os maiores fatores para tais desistência é falta de recursos financeiros e inconciliação com o trabalho. Desse modo,  o governo deve viabilizar verbas para amenizar tamanho impasse.      Torna-se evidente, portanto, a atuação do Ministério da Economia, por meio de elaborações de cursos para capacitações dos reitores das instituições de ensino superior, com objetivo habilitar os gestores na administração das unidades para que tenha mais eficácia no desenvolvimento do ensino, focando principalmente em conter a evasão universitária, dando maiores assistência aos alunos com vulnerabilidade financeira. Somente assim, conforme ressaltado por Paulo Freiro a educação passará a ser veículo de mudança social.