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Enviada em: 15/08/2019

Um dos traços marcantes da biografia de Miguel de Cervante está no fato de , mesmo sem ter acesso às universidades de sua época, se tornou o precursor do romance moderno. Na contemporaneidade,os desafios para ocupação das universidades não mais estão na legitimidade do ingresso, como no contexto de Cervantes, mas pelo fenômeno da evasão - que tem apresentado grande incidência no Brasil. Desse modo, os entraves para formação de uma geração autônoma denotam um sistema educacional defesado e a concretude de um "Impéro do Efêmero".           Primeiramente, os elevados índices dessas desistências são reflexos da descrepância no ensino de base ofertado a maior parte da população. Isso porque as metodologias de ensino e aprendizado prepoderantes até o final do ensino médio pouco se equiparam àquilo que é necessário para o êxito nas universidades. A esse respeito, o psicólogo behaviorista Frederic Skinner desenvolveu o conceito de "Condicinamento Operante" , segundo o qual a mente humana funcina conforme o ambiente e as atividades em que é inserida por longos períodos . Sustentado nisso, percebe-se que o aluno, vítima de uma formação precária , ao entrar em um curso superior , tende, de ínicio, à frustração e ao sentimento de impotência frente aos conteúdos lá abordados.       Além disso, seria negligente não apontar a relação desse problema com o desorganização vocacional de grande parte da população. Nesse sentido, convém abordar a obra "Império do Efêmero" , na qual o filósofo Gilles Lipovetsk denuncia a instantaneidade na tomada de decisões pelos indivíduos da pós-modernidade. Ora, se o cidadão ingressa em cursos nos quais não se identifique , ele tende à desistência, de modo a gerar consequêcias tanto pessoais ( como o atrazo no ramo proficional, por exemplo) , quanto para a universidade , que muitas vezes não consegue ressarcir as vagas evadidas. Assim ,comprova-se a necessidade da atuação pelos setores legais na educação e nos parâmetros do corpo social.                                                                                                                                                            Logo, o Ministério da Educação deve, por meio da alteração na Lei das Diretrizes e Bases da Educação, aperfeiçoar as metodologias de ensino - com conteúdos e cobranças similares aos parâmetros acadêmicos  -, com o intúito de preparar os cidadãos para o contexto das universidades desde o ensino fundamental . Sincrônico , as instituições de ensino devem desenvolver palestras dirigidas  por outros alunos que já frequentam o ensino superior em diferentes áreas - esses poderão responder às dúvidas acerca dos cursos - com o objetivo de evitar frustrações e despertar o interesse pelo futuro proficional nos educandos. Feito isso, a sociedade terá autonomia para permanecer nos cursos de interesse , a instantaneidade do "Império do Efêmero" será revertida.