Materiais:
Enviada em: 20/08/2019

Na idade média, a educação era contida pelo clero como uma tentativa de controlar os anseios públicos por igualdade.Na contemporaneidade, a sociedade conta com diversos direitos que asseguram a educação;no entanto, a evasão universitária acaba sendo um reflexo da má administração estadual que não percebe os verdadeiros anseios dos estudantes ao longo da sua formação básica.       Em primeira análise,é preciso verificar o sistema falho do ensino básico como principal estimulador da evasão universitária.Albert Einstem era crítico  ao modelo de ensino de ensino vigente,pois segundo ele, o sistema se preocupa mais em repassar o conteúdo do que propriamente agregar conhecimento.Dessa forma,uma sobrecarga do ensino fundamental torna difícil  a criação de um vinculo entre o jovem e o seu curso futuro,uma vez que ele associaria facilidade com desejo profissional,aonde possivelmente causará uma frustração futura que levaria para uma desistência.     Em adição, com a ascensão do o mercado comercial juntamente com a ineficácia da inserção dos formados em um trabalho,torna o mercado empreendedor um atalho para a estabilidade.Estima-se,no Brasil, que um em cada três alunos que terminaram o ensino superior não está trabalhando,segundo o sindicato das mantenedouras de ensino superior (SEMESP).Por isso, diversos jovens buscam o mercado empreendedor na tentativa  de conseguir  o mesmo sucesso do dono da Apple, haja vista que ele largou sua faculdade e ,após dois anos,criou uma das empresas mais valiosas do ramo de tecnologia.    Portanto,é de extrema importância a ação do ministério da educação(MEC) uma ação em duas vertentes que visem amenizar o quadro atual.Dessa forma, o MEC deve intervir com um pedido para as instituições de ensino criarem um centro de análise de desempenho de cada aluno,pois ficará mais fácil direcionar o jovem em uma feira de profissões que será feira anualmente em universidades públicas  de cada estado.Além disso,o estado deve obter parcerias para aumentar a empregabilidade de lecionantes que estejam  no final do seu curso, por meio de incentivos fiscais a quem aceitar os termos,e  atingir a cota pré-estabelecidas pela instituição de ensino,devido a demandas diferentes a cada estado.Somente assim,o governo chegará a cumprir o artigo 53 do estatuto do ECA:"  a criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho”.